Santo André Evento

Arnaldo Antunes e Ana Cañas abrem ‘Festival de Inverno de Paranapiacaba’

Atrações musicais e novidades como o ‘Roteiro Turístico dos Sentidos’, promete despertar inesquecíveis vivências aos visitantes

  • Data: 08/07/2013 14:07
  • Alterado: 08/07/2013 14:07
  • Autor: Marcos Imbrizi
  • Fonte: Secom PSA
Arnaldo Antunes e Ana Cañas abrem ‘Festival de Inverno de Paranapiacaba’

Crédito:

Está chegando a hora de mais um Festival de Inverno na Vila ferroviária de Paranapiacaba, que neste ano retoma seu formato original. Na abertura, neste sábado (13), as atrações principais são Ana Cañas, com participação especial de Arnaldo Antunes, que se apresentam no palco do Mercado às 15h. No domingo, é a vez de Pedro Mariano que começa a festa no mesmo local e horário. Neste ano, o público poderá conferir o Roteiro Turístico dos Sentidos, que visa proporcionar aos turistas vivências inesquecíveis a partir da visão, audição, tato, olfato e paladar. Outra novidade desta edição é a valorização das construções da Vila, considerada patrimônio histórico nacional. Para tanto, alguns dos serviços funcionarão nos prédios já existentes.

Outros destaques da programação neste fim de semana são os shows no palco do SESC, no Clube União Lyra, que no sábado receberá Mirianês Zabot (às 14h) e David Kerr e Canastra Trio (às 18h30), e, no domingo, Nhocuné Soul (às 14h) e Hammond Grooves Trio (às 18h30). Os ingressos serão gratuitos e distribuídos uma hora antes de cada apresentação no próprio clube (Rua Antonio Olyntho, s/n). E os novos talentos musicais da região voltam a ter espaço garantido na programação do Festival. É o caso de Paloma Bastos e Banda Jardim, que se apresenta no sábado ao meio-dia no palco do galpão das oficinas, e a banda Erick Von Zipper, que toca no domingo, às 19h30, no palco do Mercado.

ROTEIRO TURÍSTICO – Além do melhor da música brasileira e instrumental, o público que visitar a Vila de Paranapiacaba durante o Festival terá como atração o Roteiro Turístico dos Sentidos, que pretende despertar memórias ligadas aos cinco sentidos. “Pensamos neste roteiro de forma a utilizar os espaços da Vila para trabalhar cada um dos sentidos e estações do ano. Estes espaços serão organizados a partir da inserção de instituições parceiras na composição da exposição”, afirma a diretora de Turismo de Santo André, Silvia Costa.

A Casa Fox (Av. Fox, s/n) abrigará o espaço dedicado à visão, com duas exposições fotográficas referente ao olhar das crianças e dos turistas sobre a Vila de Paranapiacaba, e à audição, com espaços interativos e experimentais a cargo do músico Fernando Sardo. A antiga Padaria (R. Schnoor, 405) será o espaço dedicado ao paladar, onde funcionará o cantinho do chocolate, com produtos e oficinas de chocolate artesanal.

As experiências ligadas ao tato e ao olfato terão espaço garantido no Caminho do Mendes, 322. No local, os turistas poderão conferir o Espaço Zen e Spa, com atividades voltadas para a saúde, bem-estar, estética e qualidade de vida. O Espaço dos Aromas será destinado a oficinas e palestras, além da comercialização de produtos aromáticos artesanais e afins. Já o Espaço da Naturologia contará com práticas terapêuticas de reflexologia, cromoterapia e calatomia. Mas também haverá o Espaço das Sensações, dedicado à degustação de vinhos e cervejas artesanais, palestras e comercialização de vários rótulos exclusivos como a Cerveja de Cambuci Cambucá. Por fim, o Espaço Luz contará com demonstração e orientação sobre a importância da iluminação dos ambientes e sua influência nos sentidos.

Na Rua Direita, 371, o visitante encontrará o Espaço Verde, que contará com exposição de plantas, colméias e abelhas nativas, comercialização de mel e geléias a base de plantas silvestres. No mesmo local, o público terá exposição e palestras sobre produtos naturais e terapêuticos e comercialização de produtos naturais para tratamentos alternativos. A programação conta ainda com apresentações de Dança do ventre e Cigana, palestras sobre produtos naturais e terapêuticos da cultura cigana tradicional e a comercialização de chás, temperos e afins. O Espaço Gourmet (Rua Rodrigues Alves, 470) será outra atração do roteiro, oferecendo produtos gastronômicos típicos de inverno. O roteiro funcionará das 10 às 18h.

OUTRAS ATRAÇÕES – O Festival de 2013 terá outras atrações como a mostra da biodiversidade da região de Paranapiacaba. O trabalho integra a pesquisa que o professor doutor Humberto Mendes Fonseca realiza no Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba e conta com espécies coletadas na unidade de conservação. A exposição funcionará nos dias do evento, das 9 às 17h, no Centro de Visitantes do Parque, Rua Direita, 371.

Já o público jovem poderá conferir o programa Se Liga na Parada, que terá como objetivo discutir temas e comportamentos e oferecer informações sobre saúde e qualidade de vida. Uma iniciativa da área de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Santo André, a atividade poderá ser visitada durante o Festival, na Rua Fox, 441, aos sábados, das 10h às 21h, e domingos, das 10h às 17h. Aos sábados à noite serão realizadas sessões de cinema ao ar livre. As atividades são gratuitas.

SERVIÇO – Na hora de comer, além dos empreendimentos da Vila, o público contará com praças de alimentação no galpão das antigas oficinas, no prédio da antiga biblioteca (ambos na Rua da Estação s/n) e no Viradouro. Neste ano, funcionará ainda um café ao lado do Museu Castelo. Com a ocupação dos prédios, não será necessário instalar barracas nas ruas da Vila, o que, segundo os organizadores, facilitará a circulação do público, bem como valorizará o patrimônio local. A estrutura do evento terá banheiros químicos próximos aos principais locais de aglomeração.

ACESSO – Assim como nas edições anteriores, nos dias do Festival o acesso de veículos à Parte Baixa da Vila será restrito a moradores, hóspedes das pousadas, além de veículos de serviço. Quem for de carro ou moto terá de deixar o veículo no estacionamento localizado na rodovia SP-122, que dá acesso a Paranapiacaba, onde funcionará um serviço de ônibus que fará o transporte de ida até a Parte Alta da Vila e a volta ao estacionamento. O estacionamento custará R$ 20,00. Também é possível chegar à Parte Alta de Paranapiacaba por ônibus, que partem do Terminal de Santo André, localizado na estação ferroviária Prefeito Saladino (CPTM), ou da estação ferroviária de Rio Grande da Serra (CPTM) a cada hora (Viação Ribeirão Pires, fone: 4828-9646).

Saiba Mais:
Roteiro Turístico dos Sentidos no Festival de Inverno de Paranapiacaba
Cultura e diversão na 13ª edição no Festival de Inverno de Paranapiacaba

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 08/07/2013 02:07
  • Alterado: 08/07/2013 02:07
  • Marcos Imbrizi
  • Secom PSA









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados