São Bernardo Cultura

II Conferência Municipal de Cultura de São Bernardo debate desafios do sistema

Encontro com representantes da Prefeitura e Sociedade Civil discute diretrizes para a política cultural da cidade

  • Data: 15/07/2013 10:07
  • Alterado: 15/07/2013 10:07
  • Autor: Cosmo Silva
  • Fonte: PMSBC
II Conferência Municipal de Cultura de São Bernardo debate desafios do sistema

Crédito:

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, abriu na manhã deste sábado (13), a II Conferência Municipal de Cultura, que acontece ao longo do dia no Teatro Elis Regina, no Bairro Assunção. O Objetivo do encontro é debater um espaço para que gestores públicos, representantes da sociedade civil e artistas discutam as diretrizes para a política cultural da cidade. As propostas elaboradas durante a Conferência Municipal serão enca minhadas aos encontros estadual e nacional pelos delegados eleitos para representar São Bernardo. A primeira edição do evento aconteceu em 2009. Também participaram da abertura os secretários municipais de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli, e de Orçamento Planejamento Participativo, Nilza de Oliveira.

Ao abrir o evento, o chefe do Executivo municipal ressaltou que o espaço é um importante mecanismo de participação, onde governo, representantes da sociedade e artistas em geral possam construir e consolidar as políticas culturais para cidade. "Esses fóruns fortalecem o compromisso de reconhecer as diversidades das expressões culturais e garantem a universalização do acesso aos bens e serviços, bem como fomentam a produção, a difusão e a circulação do conhecimento", disse.

O tema deste ano da Conferência é 'Uma política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura'. As discussões do encontro serão em torno de quatro eixos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento.

O mesmo tema que será discutido em São Bernardo, sugerido pelo Ministério da Cultura (Minc), será debatido nos demais municípios do País.

Para o secretário de Cultura, Osvaldo de Oliveira Neto, esses encontros são um canal para que a população ajude a construir a política da cidade para o setor. "Queremos que as pessoas participem, que apresentem suas necessidades e de que forma podemos agir para fomentar ainda mais no município as manifestações culturais", afirmou.

Presente na Conferência, Iara Bento, moradora do Bairro Ferrazópolis, destacou que o espaço, além de propor um maior debate sobre a cultura da cidade, também faz com que a população se sinta representada de fato. "Esse processo de discussão é muito importante, pois dele vamos construir uma política cultural que queremos", apontou.

Compartilhar:
1
Crédito:PMSBC
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 15/07/2013 10:07
  • Alterado: 15/07/2013 10:07
  • Cosmo Silva
  • PMSBC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados