Ribeirão Pires Meio Ambiente

Comunidade Viva: Festa de formatura no Instituto Acqua

Projeto do Instituto Acqua é elogiado por gestora da Petrobras, patrocinadora do 'Comunidade Viva'

  • Data: 05/02/2014 17:02
  • Alterado: 05/02/2014 17:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: Samir Siviero/Liora Mindrisz
Comunidade Viva: Festa de formatura no Instituto Acqua

Crédito:

O Instituto Acqua realizou, na última terça-feira (4/2), uma solenidade de encerramento das duas primeiras turmas do projeto Comunidade Viva, curso de Jardinagem e Paisagismo, e abertura da primeira turma de 2014. Durante o evento, realizado no Parque Municipal Pérola da Serra, em Ribeirão Pires, Celina Aguiar de Miranda, gestora de Projetos Sociais da Petrobras, que patrocina o programa, disse que “ao longo de 28 anos de atuação na empresa, posso dizer que estou emocionada em conhecer de perto um projeto como esse.”

Além da gestora de Projetos Sociais da Petrobras, a solenidade teve a presença da diretora da UMAPAZ (Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz de São Paulo), Maria José de Andrade Filha, da secretária da Sephama (Secretaria de Planejamento Urbano, Habitação, Meio Ambiente e Saneamento Básico) de Ribeirão Pires, Dulcimara Carmem Alves de Lima, da vereadora Diva do Posto e da diretora de projetos do Instituto Acqua, Mariza Labrada, que conduziu o evento.

Os alunos das duas primeiras turmas receberam seus certificados pelo curso e os novos alunos tiveram a oportunidade de conhecer as experiências de quem já se formou, além de verem a transformação realizada no Parque Pérola da Serra pelos formandos, que deram nova jardinagem e paisagismo para a área verde.

A gestora de Projetos Sociais da Petrobras explicou aos presentes o trabalho que a empresa executa para a recuperação e preservação ambiental e porque patrocina projetos como o Comunidade Viva. “A Petrobras tem como responsabilidade social investir em projetos como esse e, hoje, é uma honra poder estar aqui nessa manhã e presenciar um trabalho tão bonito como esse”, exaltou Celina.

A diretora da UMAPAZ fez uma palestra em que mostrou a experiência da UMAPAZ, que, entre tantas outras ações, tem um curso de jardinagem gratuito com quase 40 anos de existência. “O curso começou para formar os jardineiros da Prefeitura de São Paulo para trabalhar em áreas como o Parque Ibirapuera e hoje é aberto à população e também gerou uma série de outros programas.”

A coordenadora de projetos do Instituto Acqua afirmou que o evento foi uma boa oportunidade para que todos conhecessem as experiências dos participantes e pudessem visualizar a transformação realizada no parque a partir do curso. “Ouvir elogios de pessoas como a gestora da Petrobras e da diretora da UMAPAZ nos deixa um sentimento de que estamos no caminho correto.”

Curso – Idealizado pelo Instituto Acqua, o Comunidade Viva foi contemplado no concurso de projetos da Petrobras em 2012, e conta com o apoio da Prefeitura de Ribeirão Pires, que cedeu o espaço para a realização das aulas práticas. Ao longo dos dois anos previstos de patrocínio, o Acqua capacitará quatro turmas oferecendo aulas gratuitas sobre paisagismo e jardinagem para pessoas com mais de 18 anos.

A finalidade da formação no Comunidade Viva é qualificar interessados na área de jardinagem e paisagismo, facilitando o ingresso no mercado de trabalho por meio de um curso prático e aprofundado. Desde março de 2013, os alunos já tiveram aulas sobre plantio e colheita, conhecimento de solo, mata ciliar e plantio em área de manancial, entre outros temas. E a teoria é colocada em prática nos parques municipais de Ribeirão Pires com técnicas diferenciadas para o mercado.

As inscrições para participar da próxima turma ficam abertas durante todo o ano e podem ser feitas na sede do Instituto Acqua, localizado na Praça Sabará, 67, Jardim Santa Cruz, Ribeirão Pires. Será respeitada a ordem de inscritos para o preenchimento das 25 vagas em aberto. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. A carga horária é de 300 horas (aproximadamente cinco meses).

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 05/02/2014 05:02
  • Alterado: 05/02/2014 05:02
  • Redação
  • Samir Siviero/Liora Mindrisz









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados