Mauá Economia

Mauá receberá a primeira incubadora itinerante do Brasil

Participante do Encontro Nacional de Incubadoras e Programas de Economia Solidária, a cidade já iniciou o processo de implantação

  • Data: 19/06/2013 17:06
  • Alterado: 19/06/2013 17:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM

Crédito:

A equipe da Secretaria de Trabalho e Renda de Mauá participou, nos dias 11, 12 e 13 deste mês, em Luziânia-GO, do Encontro Nacional de Incubadoras e Programas de Economia Solidária, organizado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária, em parceria com diversas entidades. O objetivo foi debater e elaborar propostas sobre as políticas de economia solidária e de desenvolvimento científico-tecnológico e debater o papel das instituições de ensino superior para a promoção de um processo de desenvolvimento nacional sustentável e solidário.

O evento reuniu professores, pesquisadores, coordenadores de programas nacionais, de Redes e de incubadoras, representantes de ensino superior, membros do comitê gestor do Programa Nacional de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (Proninc) e gestores de políticas de economia solidária, ciência e tecnologia. A Secretaria de Trabalho e Renda de Mauá faz parte da rede de gestores públicos da em economia solidária e já iniciou o processo de implantação da primeira incubadora pública itinerante do Brasil, que oferecerá apoio e orientação a trabalhadores que desejem produzir renda própria.

Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira, a cidade de Mauá possui hoje uma política institucionalizada e reconhecida nacionalmente. “Hoje a nossa cidade possui uma política de emprego, trabalho e renda séria, desenvolvida e comprometida em melhorar as condições de empregabilidade dos trabalhadores da nossa cidade, seja por meio de reinserção ao mercado de trabalho ou ajudá-lo a desenvolver atividade que lhe proporcione renda”, explicou. “Já recebemos visitas de cidades como Diadema e São Bernardo do Campo para conhecer nosso trabalho, isso demonstra reconhecimento”, completou.

ECONOMIA SOLIDÁRIA
A economia solidária é um modelo econômico baseado na autogestão e na luta pelo trabalho associado. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, empreendimentos econômicos solidários, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, bancos comunitários de desenvolvimento entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

Compartilhar:

  • Data: 19/06/2013 05:06
  • Alterado: 19/06/2013 05:06
  • Redação
  • PMM









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados