ABC Recursos Humanos

Especial: ABCdoABC entrevista especialista em Recursos Humanos

Boa comunicação gera resultados positivos no mercado de trabalho; Especialista explicou que profissionais que não sabem se comunicar sofrem para conquistar destaque

  • Data: 16/12/2013 15:12
  • Alterado: 15/08/2023 18:08
  • Autor: Redação ABCdoABC
Especial: ABCdoABC entrevista especialista em Recursos Humanos

Crédito:

Você se comunica bem? O questionamento é cabível em qualquer tipo de relacionamento. Mas e no âmbito profissional? Segundo especialistas, as relações profissionais são as que mais precisam da boa comunicação. Além disso, saber se comunicar, de acordo com pesquisas, é fator fundamental para o sucesso, independente da carreira que deseja seguir.

O ABC do ABC entrevistou Viviane Gonzales, especialista na área de Recursos Humanos e diretora da Business Partners Consulting Interior São Paulo, para saber qual a importância da comunicação para galgar êxito no mercado de trabalho. Ela enfatizou que em um mercado altamente dinâmico, competitivo e voraz, o profissional que sabe se comunicar é muito mais valioso para a empresa.

 “A boa comunicação já nem é pré-requisito básico hoje em dia, mas uma competência fundamental para se destacar no mercado e alavancar a carreira”, afirma.

ATENÇÃO – Viviane explicou que a maioria dos problemas corporativos são provenientes de falhas na comunicação. Eles afetam todo tipo de ambiente onde há convivência entre pessoas. Não dá mais para ser por um lado extremamente técnico e, por outro, tão humano assim. Atualmente, os tipos de negócios e relacionamentos do ambiente corporativo exigem um profissional que agregue essas duas habilidades, mas que, via-de-regra, saiba como falar e se fazer entender”, avalia.

A comunicação é fundamental não apenas para o desenvolvimento profissional, mas também para o exercício da liderança. “Se alguém deseja galgar posições, conquistar respeito e alcançar resultados, precisa, antes de tudo, saber se comunicar”, pontua.

DICAS – A especialistas apontou dicas importantes para melhoria do lado comunicador. Entre elas, destaque para a perca da timidez, sempre procurar ter domínio do assunto que tratar e não ser prolixo, mas objetivo. “Também sempre discursar ou falar com base na linha de raciocínio com início, meio e fim”, completou.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 16/12/2013 03:12
  • Alterado: 15/08/2023 06:08
  • Redação ABCdoABC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados