Santo André Debate

Medicina ABC debate mídia, sexo e crime

Evento gratuito reunirá expoentes das áreas médica, jurídica, de psicologia e da imprensa na discussão de crimes sexuais como do maníaco do parque e do médico pedófilo Eugênio Chipkevitch

  • Data: 19/11/2013 10:11
  • Alterado: 19/11/2013 10:11
  • Autor: Eduardo Nascimento
  • Fonte: FUABC
Medicina ABC debate mídia

Crédito:

O Ambulatório de Transtornos da Sexualidade da Faculdade de Medicina do ABC (ABSex-FMABC) completa 10 anos neste 2013 e comemora com evento gratuito na próxima quinta-feira (21 de novembro), às 19h, que discutirá a interface entre as linguagens jurídica, médica e jornalística na abordagem de crimes sexuais. Entre os casos em debate estarão o da série de 11 estupros e assassinatos pelo “maníaco do parque” e a exploração do tema pela mídia, que pode ter estimulado a ação de outro criminoso, o “maníaco da praia” – responsável por sete mortes. Outra ocorrência que estará na pauta é a do médico Eugênio Chipkevitch, preso em 2002 por abusar sexualmente de pacientes adolescentes e gravar as cenas para assistir posteriormente.

O evento batizado “Mídia, Sexo e Crime” será conduzido em forma de talk show e contará com quatro especialistas: a jornalista Laura Diniz, o psiquiatra Danilo Baltieri, a psicóloga Margareth dos Reis e o advogado Vicente Cascione.

– Dr. Vicente Cascione é advogado, professor de Direito Penal, História e Geografia. Duas vezes Deputado Federal, em 1995/1998 e 2003/2006. Participou com teses oficiais e como debatedor de congressos internacionais de Direito Penal e Criminologia realizados em Roma, Madri, Paris, Budapeste, Viena, Hamburgo, Cairo, Mendoza.
– Laura Diniz é jornalista e foi editora-assistente da Revista Veja.
– Dr. Danilo Baltieri é médico psiquiatra. Professor da Faculdade de Medicina do ABC, coordenador do Programa de Residência Médica em Psiquiatria da FMABC, fundador e coordenador do Ambulatório de Transtornos da Sexualidade.
– Dra. Margareth dos Reis é psicóloga, com mestrado em Educação, Arte e História da Cultura e doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordena o curso de pós-graduação em Sexologia da Faculdade de Medicina do ABC. É psicoterapeuta sexual e de casais do Instituto H. Ellis e psicóloga colaboradora no Ambulatório da Unidade de Medicina Sexual da disciplina de Urologia da FMABC.

O talk show sobre Mídia, Sexo e Crime pelos 10 anos do ABSex ocorrerá em 21 de novembro (quinta-feira), às 19h, no anfiteatro David Uip, no próprio campus universitário da Faculdade de Medicina do ABC (Av. Príncipe de Gales, 821 – Santo André/SP). As inscrições são gratuitas pelo site http://goo.gl/dBmWze. Mais informações pelo (11) 4993-7226 ou via e-mail: comunicacao@fmabc.br.

ABSex 10 anos
O Ambulatório de Transtornos da Sexualidade da Faculdade de Medicina do ABC funciona desde 2003 no campus universitário. Vinculado à disciplina de Psiquiatria e Psicologia Médica, atende gratuitamente casos de transtorno da preferência sexual (pedofilia, sadomasoquismo e exibicionismo), disfunções sexuais (impotência, ejaculação precoce, falta de desejo ou orgasmo e dor sexual) e transtornos de identidade (travestismo de duplo papel).

O tratamento é psiquiátrico – com utilização de psicoterapia –, psicoeducacional e à base de medicações. Também há terapia em grupo para orientação e educação sexual. Os pacientes são avaliados individualmente e, de acordo com critérios específicos, são incluídos nos grupos, cuja duração varia entre 16 e 20 semanas.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 19/11/2013 10:11
  • Alterado: 19/11/2013 10:11
  • Eduardo Nascimento
  • FUABC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados