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Ford lança o Fusion 2013

Saiba tudo sobre o novo carro de luxo com tecnologia avançada e que será uma das atrações da Ford no Salão do Automóvel 2012 de São Paulo.

  • Data: 17/10/2012 23:10
  • Alterado: 17/10/2012 23:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Ford

Pedro Bial

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• Lançado simultaneamente no Brasil e Estados Unidos, o sedã de luxo chega totalmente renovado para atrair uma nova categoria de clientes para a marca

• Com design inspirado no conceito Evos, exibe linhas limpas, contemporâneas e refinadas, com acabamento superior e materiais de altíssima qualidade

• Seu inovador motor EcoBoost 2.0, com turbocompressor, injeção direta e duplo comando de válvulas independentemente variável (Ti-VCT) gera 240 cv, com um novo padrão de eficiência e economia

• Único da classe com tração inteligente AWD, tem ainda transmissão automática de seis velocidades com trocas no volante para oferecer um comportamento dinâmico, ágil e seguro em qualquer condição

• Seu pacote de tecnologias inclui sistema de estacionamento automático, 8 airbags, auxiliar de manutenção na faixa, assistência de partida em rampa, Sync Media System com comandos de voz em português, GPS e som premium com 12 alto-falantes

A Ford apresenta hoje o novo Fusion, lançamento simultâneo para o Brasil e Estados Unidos. Totalmente novo, o sedã de luxo da Ford tem design esportivo, alto padrão de segurança e tecnologia, além de introduzir no País o motor EcoBoost 2.0, com turbocompressor, que alia potência e economia de combustível com menores emissões de CO2.

O novo Fusion estará disponível inicialmente na versão Titanium AWD, com potência de 240 cv e completo, incluindo transmissão automática de seis velocidades com opção de comandos manuais no volante. O modelo vem equipado de série com: 8 airbags (dianteiros, laterais, de cortina e de joelho), direção elétrica, freios ABS, bancos de couro, bancos dianteiros aquecidos, banco do motorista com ajuste elétrico em 10 posições e memória, banco do passageiro com ajuste elétrico em duas posições, abertura e fechamento global dos vidros, retrovisores elétricos com memória e retrovisor interno eletrocrômico.

Traz também Sync Media System com GPS e som premium Sony, computador de bordo, chave configurável MyKey, sistema de monitoramento de pontos cegos, auxiliar de manutenção na faixa, estacionamento automático, câmera de ré, farol alto automático, piloto automático com comando na direção, assistência de partida em rampa, freio de mão elétrico, abertura das portas por teclas, sistema de monitoramento de pressão dos pneus e rodas de liga leve de 18 polegadas.

O Ford Fusion Titanium 2013 começa a ser vendido em novembro na Rede Ford, com o preço de R$112.990. O veículo será também uma das atrações da Ford no Salão do Automóvel de São Paulo.

“O Ford Fusion 2013 cria uma nova categoria de sedãs premium, mais esportivo e com muita elegância. Ele tem um forte apelo emocional para os compradores de automóveis de luxo, ao mesmo tempo em que dá uma visão sobre a direção do futuro da marca Ford no mundo. A aclamada linguagem do conceito Evos virou realidade nesse sedã, que captura fielmente o espírito de design de um novo tempo”, afirma Steven Armstrong, presidente da Ford Brasil.

Fiel à tradição da marca Ford em sedãs, o Ford Fusion 2013 proporciona níveis superiores de luxo, acabamento e desempenho, junto com uma série de recursos de tecnologia de última geração e altíssimo nível de segurança. Leve e compacto, o motor EcoBoost 2.0 de quatro cilindros com turbocompressor demonstra o compromisso da Ford com o desempenho e a sustentabilidade.

Esse motor inovador gera 240 cv, o mesmo nível de potência de um bloco convencional 3.0, e é também um exemplo de economia e sustentabilidade: consome 20% menos combustível e gera 15% menos emissões de CO2.

Um novo segmento

O Ford Fusion Titanium estabelece uma faixa inovadora de mercado, que leva a linha para um território novo e excitante. O modelo topo de linha foi criado para atender um novo grupo de clientes que buscam um sedã esportivo, instigante e competitivo.

Para a comercialização deste produto altamente diferenciado, a Ford manteve o nome Fusion nas Américas. Produzido com a nova plataforma global C/D da Ford, ele será vendido em mais de 160 países e em algumas regiões será chamado de Mondeo, respeitando as tradições locais. Ambos os nomes despertam emoções e têm uma aura sofisticada que corresponde à elegância urbana do carro.

O novo Fusion foi projetado e desenvolvido por equipes multiculturais, incluindo engenheiros e designers do Brasil, e será produzido em cinco fábricas de alta capacidade no mundo. A Ford planeja vender mais de um milhão de unidades do Fusion/Mondeo por ano globalmente.

A evolução do design

O novo Ford Fusion 2013 foi diretamente inspirado no conceito Evos, revelado no Salão de Detroit de 2010. Elogiado mundialmente pela sua interpretação esportiva do sedã clássico, o novo Ford Fusion esbanja criatividade, junto com um trabalho meticuloso de engenharia que permitiu captar e transformar em realidade essa proposta, sem comprometer os valores essenciais de desempenho, refinamento e dirigibilidade.

O Ford Fusion 2013 representa a evolução da linguagem de design Kinetic da Ford, caracterizada por formas que expressam movimento. Adotando novas interpretações, o carro exibe uma linha de cintura marcante que forma um ombro musculoso e elegante em toda a lateral. A linha do teto avança até o final da traseira, com um desenho fluido e flutuante, criando um perfil dinâmico e uma postura forte e atlética.

Os arcos das rodas são largos, mas integrados suavemente à carroceria. As extremidades do veículo são cuidadosamente esculpidas, formando saliências visuais na frente e na traseira.

Todos os ângulos do novo Fusion foram aprimorados para aumentar a eficiência aerodinâmica. Essa abordagem integral garante um fluxo suave do ar nas superfícies da carroceria. Na frente, o ângulo formado pelo capô e o para-brisa foi altamente otimizado. A grade ampla mostra a nova identidade visual da marca Ford. O para-choque envolvente oferece maior cobertura para os pneus.

O desenho elegante da traseira também tem um papel importante na redução da turbulência do ar. O vidro traseiro é fortemente inclinado, formando uma linha contínua com o spoiler e a tampa do porta-malas.

Outra assinatura gráfica poderosa do Ford Fusion 2013 são os faróis, que se destacam também pela grande eficiência luminosa. As lanternas traseiras em LED exibem o mesmo cuidado artístico na sua concepção, com um conjunto ótico que se assemelha a um trabalho de joalheria.

Líder em aerodinâmica

Mesclando ciência e arte, a aerodinâmica do Ford Fusion 2013 foi trabalhada dentro de uma abordagem integral que permite o fluxo suave do ar em toda a carroceria. O controle ativo de fechamento da grade frontal é uma inovação que ajuda a diminuir o arrasto, desviando o fluxo de ar quando ele não é exigido pelo sistema de refrigeração do motor, e aumenta a economia de combustível.

O sistema abre ou fecha automaticamente a grade frontal de acordo com as condições de operação e temperatura dos fluídos do motor. Quando fechada, a grade reduz o arrasto do ar e melhora a aerodinâmica em aproximadamente 6%.

O uso de uma série de defletores aerodinâmicos também melhora sensivelmente o fluxo de ar embaixo do veículo, reduzindo o atrito. O seu desenho foi otimizado com a aplicação de sistemas avançados de simulação por computador e testes reais em túnel de vento e nas pistas.

O seu desenvolvimento consumiu 2 milhões de horas de trabalho em computador, um número sem precedentes em projetos desse tipo – o equivalente ao que uma pessoa conseguiria fazer em 30 anos usando um computador pessoal. Tecnologias de ponta foram utilizadas para a análise de cada ponto da carroceira e determinação das formas e proporções ideais, de modo a atingir a máxima eficiência aerodinâmica. No desenvolvimento em túnel de vento foram gastas mais de 450 horas.

Tudo isso dá ao novo Fusion o menor coeficiente de arrasto aerodinâmico do segmento, com a marca insuperável de 0,27 Cd.

Interior luxuoso e acabamento impecável

Na cabine, o Ford Fusion Titanium oferece luxo e acabamento impecável, com o uso de materiais de qualidade superior, tanto no aspecto tátil como na aparência. O seu interior surpreende pela elegância e pelo design de arquitetura forte e harmônica, criando um ambiente de alta classe que combina o movimento de elementos horizontais do painel com as linhas verticais do console central.

O Ford Fusion 2013 tem bancos de couro macio e com acabamento de luxo. Todas as superfícies do painel, das portas e dos bancos são revestidas com materiais suaves ao toque. O uso de detalhes em metal produz um contraste de acabamento marcante. Os mostradores duplos do painel, alojados em um compartimento de formas curvas, aumentam a sensação de qualidade e esportividade.

Conforto total e praticidade

O Ford Fusion 2013 oferece um espaço interno mais generoso que o tradicionalmente encontrado na maioria dos sedãs de seu segmento. A posição de dirigir, com comandos à mão, transmite esportividade para o motorista.

Os bancos do Fusion 2013 são desenhados com uma tecnologia avançada que privilegia o conforto, seja em trajetos curtos ou viagens. Os bancos dianteiros adotam o conceito “thin seat design”, com estrutura ergonômica e espuma de alta performance. Além de ampla área de apoio para a coluna e os quadris, contam com sistema de aquecimento e encosto de cabeça regulável em quatro estágios. Ambos dispõem de ajuste elétrico, sendo o do motorista com ajuste lombar, regulagem em 10 posições e três memórias.

Os bancos traseiros foram desenhados para oferecer um padrão superior de conforto, com apoio de braço central e porta-copos dobrável, de modo a acomodar dois ou três passageiros. Eles são rebatíveis na proporção 60/40 e também contam com pontos Latch para a fixação de cadeiras infantis.

O interior do novo Fusion foi projetado para ser o mais silencioso da categoria. Seu projeto de isolamento acústico inclui a aplicação de diferentes abordagens e materiais de encapsulamento para a redução de ruídos. Entre eles, a adoção de suspensão traseira ControLink, portas com fechamento suave, sistema de vedação otimizado, carroceria com estrutura resistente à torção, para-brisa acústico, caixas de roda revestidas e assoalho com carpete duplo.

Direção dinâmica e desempenho refinado

O novo Fusion foi desenvolvido para proporcionar a melhor experiência de direção da categoria, combinando comportamento dinâmico esportivo e alto nível de conforto. O novo chassi e a direção com assistência elétrica (EPAS) foram sintonizados para oferecer respostas precisas e ágeis de direção. É um sedã divertido e rápido de dirigir tanto na cidade como na estrada.

A estrutura do chassi, completamente nova, permite total precisão na fixação dos componentes. Ela oferece grande rigidez torsional e, junto com a redução do peso da carroceira, contribui para o conforto e o refinamento da direção e estabilidade.

Sua direção elétrica foi aprimorada para oferecer resposta direta e maior precisão, com sistemas de filtros que garantem excelente conexão com a pista. Além de controle ativo de vibração (Active Nibble Control) para atenuar vibrações induzidas pelos pneus, conta com controle ativo de deriva, compensando o esterçamento induzido pelo torque do motor para aprimorar o domínio do veículo em qualquer situação.

O formato aerodinâmico contribui para o Fusion 2013 reagir de forma rápida e previsível às manobras em alta velocidade. E o melhor é que esse caráter esportivo e envolvente vem acompanhado de muito conforto na rodagem, apoiado em recursos avançados como controle de estabilidade e tração AdvanceTrac, sistema de tração integral AWD e suspensão ControLink, proporcionando grande equilíbrio, confiança e flexibilidade para uso em diferentes tipos de piso com absoluto controle do veículo.

Nova supensão ControLink

O Novo Fusion 2013 é superior também nos quesitos de estabilidade e aceleração lateral. Sua nova suspensão traseira ControLink traz uma geometria otimizada para a absorção de impactos, aumentando o controle e o conforto. Além de melhorar significativamente o aproveitamento do espaço e o conforto para os passageiros, ela tem rigidez lateral 15% maior em comparação com a versão anterior. A suspensão dianteira, com braços de alumínio de alta rigidez, reduz a massa dos componentes e praticamente elimina vibrações.

Os amortecedores premium, com válvulas de deslocamento total, proporcionam maior estabilidade, com movimentação suave. As buchas também foram otimizadas para isolar vibrações. Esse conjunto permite total isolação do chassis com a carroceria e desacopla a movimentação lateral e longitudinal, refinando a direção, a estabilidade e o conforto. Os pneus também foram objeto de um extenso desenvolvimento para equilibrar os atributos de conforto, precisão, estabilidade, economia e frenagem.

Todo o conjunto, incluindo a geometria da suspensão, foi calibrado para uso nas condições brasileiras. O seu desenvolvimento foi acompanhado de testes rigorosos de rodagem em variadas superfícies para garantir a eficiência e o prazer ao dirigir, uma característica presente no DNA de engenharia dos veículos da marca.

Tração inteligente AWD

O novo Fusion 2013 também é o único carro de volume do segmento a contar com tração integral. Ele vem equipado com a versão mais recente do sistema inteligente AWD da Ford, que garante excelente desempenho em diferentes tipos de terreno. O sistema oferece prazer ao volante e confiança mesmo em condições de pista molhada e escorregadia, com grande segurança, reduzindo a necessidade de intervenções do controle de estabilidade.

O sistema AWD do Fusion foi calibrado especificamente para oferecer uma performance superior. Ele permite acelerar em curvas com sub-esterço reduzido e ganhar tração em condições onde os veículos de tração dianteira teriam dificuldade. O novo Fusion tem também os freios mais eficientes do segmento, com sistema ABS e as menores distâncias de parada entre os veículos de sua classe.

Estado da arte em motor

O motor Ford EcoBoost de 2.0 representa a tecnologia mais avançada do mundo em propulsores de alta eficiência a gasolina. Ele combina um turbo de última geração com injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas variável, independente na admissão e escapamento, para oferecer dirigibilidade excepcional com economia de combustível.

É o estado da arte em motores de quatro cilindros, gerando a mesma potência de um bloco de seis cilindros, com desempenho e economia de combustível impressionantes. No Ford Fusion 2013, ele gera 240 cv com torque de 34,7 kgfm.

É o que há de mais moderno em motores de alta eficiência. Além de mais leve, o Ford EcoBoost é um motor compacto, eficiente, durável e robusto. Em comparação com um propulsor convencional da mesma faixa de potência, ele é 20% mais econômico e reduz em 15% a emissão de gases poluentes (CO2).

O novo Fusion 2013 com motor EcoBoost 2.0 e tração AWD faz 8,1 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada, o que dá um consumo combinado de 9,1 km/l, em medições feitas de acordo com o padrão do Inmetro.

Para a perfeita sintonia com o veículo, o motor EcoBoost 2.0 é acoplado à moderna transmissão automática SelectShift de 6 velocidades, reconhecida pela excelente relação entre conforto e rapidez. Reforçando a vocação esportiva do novo Fusion, as trocas de marchas podem ser realizadas também de forma manual, através dos dispositivos “Paddle-Shift” localizados no volante.

Tecnologia EcoBoost

O motor EcoBoost 2.0 oferece torque máximo na maior parte da curva de operação do motor. O torque está sempre disponível quando é preciso, o motorista não precisa esperar pelo aumento do giro para sentir o desempenho.

Desenvolvido com o estado da arte da tecnologia, o seu turbo garante uma operação virtualmente sem atraso em todas as rotações do motor, trabalhando junto com o sistema de injeção direta de combustível. O turbo gira em rotações de até 195.000 rpm e é projetado para um ciclo de vida de mais de 240.000 km, ou 10 anos de uso.

A bomba mecânica de combustível trabalha com alta pressão, de até 2.200 psi – mais de 50 vezes maior que a utilizada em motores convencionais de quatro cilindros. Cada injetor conta com sete jatos individuais para distribuir o combustível diretamente dentro da câmara de combustão.

O avançado sistema de duplo comando independente de válvulas variável da Ford (Ti-VCT) é outra tecnologia que ajuda o motor a “respirar” melhor. Ele permite um controle preciso do acionamento das válvulas, tanto na fase de alimentação como na exaustão, ampliando a curva de torque, e também aumenta a economia de combustível em cerca de 3% a 4%.

Melhor da classe em segurança

O Ford Fusion 2013 é líder em itens de tecnologia de segurança no segmento, com uma série de componentes ativos e passivos para proteção dos ocupantes. Ele foi projetado para ser o melhor da classe, tendo como meta a avaliação “Best in Class” em testes de domínio público, como o NHTSA e IHS, aceitos mundialmente. O seu sistema de segurança pessoal inclui oito airbags – frontais, laterais, de cortina e de joelho.

Os airbags dianteiros ajustam sua atuação de acordo com o tamanho dos ocupantes, usando uma nova tecnologia adaptativa de acionamento. Os cintos de segurança trazem limitador de força e pré-tensionadores nos pontos de ancoragem.

Seu pacote tecnológico de segurança supera o dos concorrentes da categoria e iguala o padrão de carros muito mais caros. Ele é o primeiro no segmento a oferecer itens como sistema de estacionamento automático, auxiliar de manutenção na faixa e abertura das portas por código, além de Sync Media System com MyFord Touch.

A assistência ativa de estacionamento de última geração do novo Fusion é um de seus grandes destaques tecnológicos. Usando um sofisticado conjunto de sensores, o sistema avalia o tamanho da vaga, informa o motorista se o espaço é adequado e atua na direção automaticamente durante a manobra. Esse sistema é capaz de estacionar o veículo mesmo em situações desafiadoras como vagas apertadas (com somente 1,2 vezes o comprimento do carro), vagas em subidas e descidas e também detecta eventuais obstáculos do lado oposto da vaga.

O Ford Fusion 2013 tem ainda chave programável MyKey, piloto automático adaptativo com alerta de colisão e acionamento dos freios, sistema de monitoramento de pontos cegos com alerta de tráfego cruzado, além de monitoramento da pressão dos pneus e espelhos retrovisores interno e externos eletrocrômicos.

O auxiliar de manutenção na faixa produz uma vibração na direção para avisar o motorista quando o carro apresenta um comportamento irregular na pista. O controle é feito por uma câmera instalada na frente do carro que monitora a estrada e incorpora também o “Driver Alert”, para identificar se o motorista está sonolento.

O piloto automático adaptativo com alerta de colisão e suporte de frenagem emergencial permite ao motorista definir a velocidade do veículo sem a necessidade de uso do acelerador. O sistema utiliza radares para detectar veículos se movimentando à frente e alerta sobre potenciais riscos de colisão. Se o radar detecta veículos mais lentos, reduz automaticamente a velocidade para manter uma distância segura. Assim que a pista está livre, ele retorna à velocidade programada.

Em caso de acidente, o sistema de alerta pós-acidente (SOS) ativa automaticamente a buzina e aciona o pisca-alerta. O sistema também destrava as portas automaticamente após o acionamento do airbag ou do cinto de segurança pré-ativado, ajudando no resgate dos passageiros.

O sistema de monitoramento de pontos cegos com alerta de tráfego cruzado facilita a mudança de faixa e a saída de vagas de estacionamento. Dois radares posicionados nas laterais traseiras acionam uma luz nos retrovisores ao detectar a aproximação de um veículo nos pontos cegos. O alerta de tráfego cruzado atua da mesma forma quando o veículo está em marcha a ré, saindo de uma vaga de estacionamento.

A chave MyKey é uma tecnologia que permite limitar o uso do veículo, com a configuração de várias funções de segurança: limitação de velocidade a 130 km/h; aviso sonoro quando atinge as velocidades de 75, 90 e 105 km/h; limitação do volume do áudio a 45% da capacidade máxima; aviso para o uso de cinto de segurança; e alerta de nível de combustível baixo quando a autonomia chega a 120 km.

O Ford Fusion 2013 traz ainda um teclado de nova geração para a abertura da porta sem chave, o KeyPad, substituindo o sistema eletromecânico anterior. Integrado na coluna B, do lado do motorista, ele usa teclas com tecnologia capacitiva para a digitação do código.

Seleção de tecnologias premium

O Ford Fusion 2013 é líder em itens de tecnologia relevantes para o cliente, que diferenciam a sua experiência de dirigir frente aos competidores. Ele traz uma seleção abrangente de equipamentos de última geração voltados para o controle, conectividade, conveniência e conforto dos ocupantes. Isso inclui diversos recursos de assistência ao motorista, que aumentam a segurança e a funcionalidade, como a assistência de partida em rampa, o freio de mão elétrico.

Outra inovação no novo Fusion no segmento é o sistema de farol alto automático, que acende ou apaga as luzes conforme a necessidade. Quando o carro entra em um túnel escuro, por exemplo, ele acende automaticamente os faróis. E também funciona de modo inverso: quando detecta um carro vindo em direção contrária, ele baixa a luz para evitar o ofuscamento.

A conectividade é um dos pontos fortes do novo Fusion. Ele conta com Sync Media System com comandos de voz em português do Brasil para funções de áudio, ar-condicionado, navegador e telefone, com conexão Bluetooth, além de duas entradas USB, leitor de cartão de memória (SD card) e entrada de vídeo/áudio RCA. Além disso, tem o MyFord Touch – duas telas coloridas de 4,2 polegadas com comandos configuráveis no quadro de instrumentos.

O coração do sistema de conectividade do Ford Fusion 2013 é a tela de LCD de 8 polegadas (203 milímetros), com display de alta definição, gráficos nítidos e simples e menu intuitivo multifuncional. Na mesma tela, funciona o sistema de navegação (GPS) com mapas do Brasil.

O Ford Fusion 2013 oferece também um sistema de som de alta performance, desenvolvido em parceria com a Sony. Esse sistema de áudio premium inclui 12 alto-falantes e oferece o máximo em experiência surround e performance.

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  • Data: 17/10/2012 11:10
  • Alterado: 17/10/2012 11:10
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