Santo André Saúde

Domingo tem exames oftalmológicos para estudantes de Santo André

Ação faz parte do Programa ‘Educando com Visão’ que tem como objetivo detectar problemas de visão nos alunos da rede municipal e dar óculos para quem precisa

  • Data: 19/09/2014 17:09
  • Alterado: 19/09/2014 17:09
  • Autor: Paola Zanei
  • Fonte: Secom PSA
Domingo tem exames oftalmológicos para estudantes de Santo André

Crédito:

Neste domingo (21), 495 alunos da rede municipal de ensino vão passar por exames oftalmológicos gratuitos em Santo André. A ação, que acontece a partir das 8 horas, na AME (Ambulatório Médico de Especialidades), é mais uma etapa do Programa Educando com Visão, realizado pela Prefeitura de Santo André, juntamente com o Rotary Clube Santo André – Norte e as óticas Suze. O programa tem como objetivo detectar problemas de visão nos estudantes e fornecer óculos para quem precisa. Os casos mais sérios são encaminhados para tratamento especializado.

Mas todo o processo começa nas escolas, com a observação dos professores em sala de aula, e a realização do teste de Snellen (identificação de letras à distância), realizado em 3,2 mil crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Aqueles que tiveram suspeita de necessidade do uso de óculos são encaminhados para o mutirão com oftalmologistas. As crianças, acompanhadas de um familiar, são levadas até a AME em ônibus fornecidos pela Prefeitura.  No local, ao comprovar a necessidade de óculos, o aluno já escolhe o modelo e a cor que deseja. O objeto é entregue em cerca de um mês.

“Muitas vezes, uma criança apresenta dificuldade de aprendizado, mas a causa é a visão, por isso esse programa é tão importante”, frisou a diretora do departamento de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Maria Helena Marin. Nesste ano, cerca de 250 crianças já passaram pelo primeiro mutirão do Educando com Visão, sendo que 101 ganharam seus óculos e 17 foram encaminhadas para outros tratamentos.  Maria Helena, acrescenta, porém, que é grande o número de ausências nos mutirões o que é muito prejudicial às crianças. “É preciso que os pais tenham consciência de que participar desta ação é fundamental para a qualidade de vida das crianças”, acrescentou.

BALANÇO – Em 2013, a parceria entre a Prefeitura, por meio das secretarias de Educação, Saúde, Inclusão Social, e o Rotary Club de Santo André – Norte possibilitou a realização de testes de visão em 4 mil crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental. Desde 2004, 2 mil alunos passaram por exames oftalmológicos com os médicos nos mutirões – apenas os alunos que estavam com suspeita, deste total, 1,2 mil estudantes de 7 a 10 anos receberam óculos e corrigiram seus problemas de visão.

SERVIÇO
2º mutirão do programa Educando com Visão
Data: domingo (21), a partir das 8 horas
Local: AME (Ambulatório Médico de Especialidades)
Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, 3330 – Vila Mazzei, Santo André 

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 19/09/2014 05:09
  • Alterado: 19/09/2014 05:09
  • Paola Zanei
  • Secom PSA









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados