Mauá Meio Ambiente

Crianças são foco de conscientização em Mauá

É de pequeno que se aprende a manter a cidade limpa e organizada em Mauá. Abordagem pedagógica do programa Cidade Limpa contempla crianças da Escola Municipal João Rodrigues Ferreira

  • Data: 16/06/2014 09:06
  • Alterado: 16/06/2014 09:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM
Crianças são foco de conscientização em Mauá

Crédito:

“É para colocar o lixo na frente de casa apenas no horário de coleta, porque se colocar antes e deixar na rua por muito tempo os animais furam os sacos e fica aquela sujeira. Além disso, não pode colocar vidros quebrados dentro do saco, para não machucar as mãos dos nossos amigos coletores”.

É desta forma didática que monitores do programa Nossa Mauá Cidade Limpa esclarecem crianças de até seis anos de idade no pátio da Escola Municipal João Rodrigues Ferreira, localizada no Jardim Itaussu. A palestra realizada na tarde desta sexta-feira (13) integra ações de conscientização do programa operacionalizado pela Secretaria de Serviços Urbanos.

A base conceitual da abordagem pedagógica é o Circuito Cidade Limpa, conjunto de 20 dicas de manutenção da cidade e preservação ambiental, relativas a quatro habitats: em casa, nas ruas, na vida e na natureza. Ao final da palestra, que dura cerca de 40 minutos e ministrada por personagens usando roupas coloridas, as crianças receberam cartilha e álbuns de figurinhas alusivas ao programa.

“O álbum é de vocês, mas a cartilha é para entregar para o papai e mamãe”, explicou ao final o secretário de Serviços Urbanos, Rogério Santana.

“É uma realização poder transmitir às crianças lições valiosas de cuidados com a nossa cidade e o nosso planeta”, observou o monitor Felipe Rodrigues, de 27 anos, um dos quatro personagens da campanha.

Na manhã desta mesma sexta-feira, a palestra foi realizada na Associação Amigos do Bairro Feital. O Circuito Cidade Limpa é a marca da terceira fase do Cidade Limpa. Além da abordagem pedagógica, o programa foi incrementado com ações como manutenção de vias públicas (tapa-buracos), sinalização, intervenções de saúde para a prevenção de doenças e até emissão de carteiras profissionais. Tais novidades se somam a serviços como cata-bagulho, capinação, varrição, roça, podas de árvores, limpeza de bocas de lobo, pintura de guias, desratização, manutenção de redes de água e esgoto e troca de lâmpadas, entre outros.

Lançado em março de 2013, o programa proporcionou o recolhimento de 3.615 toneladas de lixo no período de um ano, o equivalente a 965 caminhões. Além disso, o Cidade Limpa proporcionou a criação de 1.772 novos pontos de iluminação com o suporte do programa Ilumina Mauá, além de outros mais de seis mil revitalizados.

VISTORIA
Após a palestra na Escola Municipal João Rodrigues Ferreira, a qual conta com 425 alunos de zero e seis anos, além de matriculados na EJA (Educação de Jovens e Adultos), o secretário Rogério Santana realizou vistoria na Praça Colúmbia, onde equipes da SSU realizavam serviços de pintura de canteiros e capinação. O Cidade Limpa permanece na chamada Região 3 até a próxima segunda (16). A região é formada pelos bairros Jardim São Gabriel, Cruzeiro, Lisboa, Feital, Itaussu, Chácara Maria Francisca, Chácara Maria Aparecida, Jardim Olinda, Jardim Columbia, Vital Brasil, Sítio Bela Vista, Jardim Maria Eneida, Jardim Eden, Jardim Maringá, Jardim Miranda e Parque dos Bandeirantes.

O Programa Cidade Limpa percorre 12 setores nos quais a cidade foi subdividida. Em cada setor, formado por bairros agregados, equipes de várias secretarias permanecem pelo período de 10 dias úteis atendendo as necessidades locais.  

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 16/06/2014 09:06
  • Alterado: 16/06/2014 09:06
  • Redação
  • PMM









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados