Patrulha Maria da Penha de Santo André recebe selo nacional
Reconhecida pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Patrulha Maria da Penha de Santo André recebe selo nacional
- Publicado: 23/09/2026 17:55
- Alterado: 23/09/2026 17:55
- Autor: Daniela Ferreira
A Patrulha Maria da Penha, agrupamento especializado da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André, foi contemplada com o Selo de Políticas Inovadoras de Enfrentamento à Violência contra Meninas e Mulheres (ciclo 2025/2026), concedido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
O prêmio reconhece a eficiência das ações municipais voltadas à proteção de vítimas, com ênfase na fiscalização do cumprimento de medidas protetivas e na integração com a rede local de acolhimento.
Criado em outubro de 2020, o programa andreense atua de forma intersetorial em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e o centro de referência municipal Vem Maria.

De acordo com o comitê organizador do selo, o destaque da iniciativa abrange a capacitação das equipes operacionais e o tempo de resposta nas rondas preventivas.
Investimentos em frota, tecnologia e índice zero de feminicídio
Para sustentar o atendimento às mulheres atendidas pelo programa, a administração municipal incorporou duas novas viaturas à frota exclusiva da Patrulha Maria da Penha e iniciou a atualização tecnológica do sistema de acionamento do Botão do Pânico.
O chefe do Executivo municipal, Gilvan Ferreira, ressaltou que os aportes buscam agilizar o tempo de deslocamento das guarnições e fortalecer os fluxos de informação entre as áreas de Segurança, Saúde e Assistência Social.
A coordenadora do agrupamento, GCM Danielle Coelho, destacou a relevância dos indicadores de proteção obtidos pela equipe ao longo de seis anos de atuação contínua na cidade.

“Receber esse selo é muito importante para toda a equipe, mas principalmente para as mulheres que são atendidas diariamente. Temos a satisfação de destacar que, entre as mulheres acompanhadas pela Patrulha, não registramos casos de feminicídio. Isso mostra a importância do acompanhamento contínuo”, afirmou a coordenadora Danielle Coelho.
A vice-prefeita e presidente do Núcleo Especial de Políticas para as Mulheres, Silvana Medeiros, pontuou que o município trabalha no aprimoramento do fluxo de dados em conjunto com o Poder Judiciário para acelerar o amparo às vítimas nos equipamentos públicos.