Papa Leão XIV revela nódulo no pulmão e passará por cirurgia

O Papa Leão XIV anunciou que passará por uma cirurgia nos próximos dias após a descoberta de um nódulo no pulmão durante exames

Papa Leão XIV revela nódulo no pulmão e passará por cirurgia

Crédito: Reprodução

O Papa Leão XIV revelou publicamente que passará por um procedimento cirúrgico nos próximos dias para a remoção de um nódulo identificado em seu pulmão esquerdo. A informação foi confirmada pelo próprio Pontífice durante uma audiência no Vaticano, na qual acalmou os fiéis sobre o seu estado geral de saúde e explicou os passos recomendados por sua equipe médica.

A descoberta ocorreu durante exames de rotina realizados nas últimas semanas na Policlínica Gemelli, em Roma. Segundo a Santa Sé, o Papa Leão XIV apresenta quadro clínico estável, assintomático e sem complicações respiratórias no momento, o que permitiu o agendamento prévio do procedimento.

Acompanhamento médico e detalhes da intervenção

A equipe médica responsável informou que a cirurgia do Papa Leão XIV será minimamente invasiva, com o objetivo de realizar a ressecção do nódulo e a análise histopatológica do material extraído. O boletim emitido pelo Vaticano destaca que a intervenção preventiva visa evitar eventuais complicações futuras na capacidade respiratória do líder da Igreja Católica.

Durante o pronunciamento oficial, o Pontífice dirigiu-se aos bispos e peregrinos presentes no local para pedir orações e tranquilizar a comunidade católica internacional:

“Os médicos identificaram uma pequena alteração no pulmão e acharam prudente realizar essa intervenção agora. Enfrento este momento com serenidade, confiança na medicina e entregue às orações de todos vocês”, declarou o Papa Leão XIV.

Ajustes na agenda oficial do Papa Leão XIV

Em razão do internamento e da recuperação pós-operatória do Papa Leão XIV, a Prefeitura da Casa Pontifícia anunciou a suspensão temporária das audiências gerais e dos compromissos oficiais pelas próximas duas semanas. As viagens apostólicas e encontros internacionais agendados para o próximo mês passarão por reavaliação de acordo com a evolução médica.

Esta será a primeira intervenção cirúrgica de maior porte enfrentada pelo Papa Leão XIV desde o início de seu pontificado. O Vaticano informou que emitirá boletins diários de saúde a partir do momento da internação do líder religioso.

Gabriel de Jesus

  • Publicado: 11/10/2026 16:09
  • Alterado: 11/10/2026 16:09
  • Autor: Gabriel de Jesus