Palmeiras faz exames médicos e inicia intertemporada
Verdão quer retomar o ritmo de antes da parada para a Copa do Mundo
- Publicado: 25/06/2026 15:05
- Alterado: 25/06/2026 15:05
- Autor: Redação
- Fonte: Agência Somos FC
O Palmeiras deu início à sua intertemporada na manhã desta quinta-feira (25), na Academia de Futebol, com uma série de exames e avaliações físicas. Os jogadores, que se reapresentaram na noite de quarta (24), passaram por uma bateria de testes em parceria com o Hospital Sírio-Libanês e o Núcleo de Saúde e Performance (NSP) do clube.
Exames detalhados para monitoramento no Palmeiras

Os atletas, que estavam em jejum desde a noite anterior, realizaram exames cardiológicos (ecocardiograma), laboratoriais (sangue e urina), além de avaliações funcionais e biomecânicas. O objetivo é ter um panorama completo da condição física de cada jogador após o período de recesso.
O coordenador médico do Palmeiras, Pedro Pontin, explicou a importância das atividades.
“Hoje, na reapresentação dos atletas, estamos fazendo alguns exames de acompanhamento, em sequência àqueles que fizemos no início da temporada. Eles servirão para termos um monitoramento real do momento, de como esses atletas se apresentaram e também comparar com os exames que foram feitos no início do ano. Avaliaremos a parte bioquímica por meio dos exames de sangue e urina, fazendo também as avaliações cardiopulmonares. Com esses parâmetros, a comissão poderá planejar os treinos nesse longo período de intertemporada e, assim, extrair o máximo possível de rendimento.”
Intertemporada tratada como pré-temporada
Daniel Gonçalves, coordenador do NSP, destacou que o período de quase quatro semanas sem jogos será tratado como uma pré-temporada.
“São práticas que costumeiramente realizamos nas reapresentações dos atletas. Teremos agora uma intertemporada no futebol brasileiro, mas, em termos de prazo, vamos tratar como uma pré-temporada, já que serão quase quatro semanas de treinamento. Fazemos as avaliações clínicas, biomecânicas, fisiológicas e metabólicas para mapear o indivíduo e poder conduzir processos de treinamento.”
Tecnologia de ponta na avaliação
Gonçalves detalhou os equipamentos utilizados para medir a condição dos jogadores.
“Além disso, realizamos avaliação da composição corporal do atleta por meio da fisiologia e da nutrição. São realizadas dobras cutâneas e também o aparelho DxA, que é ‘gold standard’ no monitoramento da composição corporal, além dos testes biomecânicos e fisiológicos. São testes de potência nos quais verificamos não só a parte muscular, mas também a qualidade do movimento. Essas avaliações permitem avaliar o atleta para prevenção, redução de lesão e os níveis de condicionamento cardiorrespiratório e cardiológico.”
Próximos passos
O Palmeiras terá seu próximo compromisso oficial no dia 23 de julho, às 21h30, quando enfrenta o Coritiba no Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Alviverde, atual campeão paulista, lidera a competição nacional com 41 pontos e também segue vivo nas oitavas de final da CONMEBOL Libertadores e da Copa do Brasil.