Osesp apresenta música japonesa em concertos em outubro

Osesp apresenta música japonesa na Sala São Paulo em outubro, com obras de Takemitsu, Noriko Baba e Dvorák em concertos regidos por Jac van Steen e com Fabio Zanon

Osesp apresenta música japonesa em concertos em outubro

Crédito: Divulgação

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) apresenta, entre quinta-feira (8) e sábado (10) de outubro, uma programação dedicada à música japonesa na Sala São Paulo. Sob regência do maestro holandês Jac van Steen, os concertos terão participação do violonista Fabio Zanon e do oboísta Ricardo Barbosa, que tocará oboé d’amore.

O programa reúne obras de Toru Takemitsu e Noriko Baba, compositores japoneses de diferentes gerações, e termina com a Sinfonia nº 6 em Ré maior, Op. 60, de Antonín Dvorák.

Obras exploram sonhos e diferentes sonoridades

A primeira parte do concerto apresenta três obras relacionadas ao universo sonoro de Takemitsu e à música contemporânea japonesa.

A abertura fica por conta de To the Edge of Dream, composição que explora a relação entre o violão solista e a orquestra. Os instrumentos apresentam e transformam ideias musicais a partir de diferentes combinações de timbres.

Na sequência, a Osesp interpreta Klartraum, de Noriko Baba. A obra busca representar musicalmente o momento de transição entre o sono e a vigília, explorando sensações de instabilidade e transformação.

O repertório japonês segue com Vers, l’arc-en-ciel, Palma, de Takemitsu, escrita para violão, oboé d’amore e orquestra. A composição foi concebida como uma homenagem ao pintor espanhol Joan Miró e utiliza uma construção associativa relacionada ao universo dos sonhos.

Nesta peça, Fabio Zanon divide o protagonismo com Ricardo Barbosa, responsável pelo oboé d’amore, instrumento de timbre mais suave que o oboé tradicional.

Dvorák encerra o programa

O concerto termina com a Sinfonia nº 6 em Ré maior, Op. 60, de Antonín Dvorák, sob regência de Jac van Steen.

Composta em 1880, a obra combina elementos da tradição sinfônica germânica com referências à música popular tcheca. O trabalho é marcado pelo lirismo, pela riqueza melódica e pelo vigor rítmico.

Concertos acontecem em três sessões

A programação começa na quinta-feira (8), às 20h. Na sexta-feira (9), às 14h30, haverá uma apresentação pela série Osesp duas e trinta, com ingressos a preços populares.

Osesp
Divulgação

O último concerto será realizado no sábado (10), às 16h30, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Osesp no YouTube.

Os ingressos custam entre R$ 50 e R$ 330, com valores diferenciados para a apresentação de sexta-feira. A Sala São Paulo fica na Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, em São Paulo.

A classificação indicativa é de 7 anos. A temporada também oferece descontos de 50% para públicos que atendem aos critérios estabelecidos pela organização.

Osesp

Criada em 1954, a Osesp realiza, em média, 130 concertos por ano para um público estimado em 150 mil pessoas. A instituição também mantém um coro profissional, grupos de câmara, editora de partituras e atividades educacionais.

A orquestra já realizou apresentações em diferentes regiões do Brasil e em países da América Latina, Estados Unidos, Europa e China. Desde 2008, mantém o projeto Osesp Itinerante, com concertos, oficinas e cursos de apreciação musical no interior paulista.

Carlos Enriki

Tópicos

  • Publicado: 05/10/2026 12:01
  • Alterado: 05/10/2026 12:02
  • Autor: Carlos Enriki