Operação Carro Abandonado atua no Jardim Santo André e remove 25 veículos
Ação intensifica combate ao Carro Abandonado em vias públicas e reforça segurança, mobilidade e limpeza urbana no Jardim Santo André
- Publicado: 24/06/2026 17:51
- Alterado: 24/06/2026 17:51
- Autor: Daniela Penatti
- Fonte: PMSA
A Prefeitura de Santo André segue ampliando a Operação Carro Abandonado em diferentes regiões do município. Nesta quarta-feira (24), a ação concentrou esforços no Jardim Santo André, com atuação nas ruas Lamartine, dos Dominicanos, Wando e Hamurabi. A operação resultou na remoção de 25 veículos e carcaças em situação de abandono, que estavam ocupando irregularmente o espaço público e foram encaminhados ao pátio municipal.
A iniciativa busca reduzir impactos urbanos, como degradação do ambiente, riscos à saúde pública e prejuízos à mobilidade, além de reforçar a organização dos espaços coletivos.
Operação Carro Abandonado e o impacto na cidade
A Operação tem como foco melhorar a segurança viária, preservar a saúde pública e promover ordenamento urbano, eliminando pontos que favorecem acúmulo de lixo e proliferação de vetores de doenças.
“O cuidado com a cidade passa também pela organização dos espaços públicos. A Operação Carro Abandonado contribui para a segurança da população, melhora a mobilidade urbana e ajuda a manter os bairros mais limpos e bem cuidados. Estamos ampliando esse trabalho em diversas regiões de Santo André para garantir mais qualidade de vida aos moradores”, afirmou o prefeito Gilvan Ferreira.
Ainda segundo a gestão municipal, que segue critérios técnicos para identificação dos veículos, com base em sinais visíveis de deterioração.
Como funciona a identificação do Carro Abandonado
A identificação ocorre a partir de características como ferrugem, pneus murchos, acúmulo de sujeira, vidros quebrados, vegetação ao redor e ausência de placas. Após denúncia registrada no Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), equipes da Prefeitura realizam vistoria no local.
Nos casos em que o veículo possui placa, é fixada notificação com prazo de até cinco dias para retirada. Se não houver regularização, o automóvel pode ser removido por guincho. Já o carro abandonado sem placa é classificado como sucata e pode ser retirado diretamente das vias públicas em até dez dias, sem notificação prévia.
Para reaver o veículo removido, o proprietário deve regularizar pendências junto ao DETRAN, incluindo multas, IPVA e licenciamento, além de apresentar a documentação exigida.
Denúncias e atuação integrada da Carro Abandonado
A Operação é respaldada por decreto municipal e conta com participação ativa da população. As denúncias podem ser feitas pelo aplicativo Colab ou presencialmente na Praça de Atendimento da Prefeitura.
“Hoje realizamos uma grande operação de remoção de veículos abandonados aqui no Jardim Santo André, atendendo a uma demanda dos próprios moradores, que registraram diversas solicitações por meio da plataforma Colab. Com o apoio da Guarda Civil Municipal, nossa equipe atuou para retirar esses veículos que acabam gerando transtornos para a população”, destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote.
A Prefeitura reforça que a continuidade da Operação Carro Abandonado depende também da colaboração da população, fundamental para identificar novos casos e manter a cidade mais segura e organizada.