Novo Armazém 3 é inaugurado e amplia o Parque Valongo em Santos
Inauguração do Armazém 3 no Parque Valongo amplia opções de lazer e cultura em Santos e já recebe a tradicional Festa Inverno a partir de julho
- Publicado: 26/06/2026 22:48
- Alterado: 26/06/2026 22:48
- Autor: Gabriel de Jesus
- Fonte: Prefeitura de Santos
O Centro Histórico de Santos ganhou um importante reforço em sua infraestrutura cultural e de lazer. Foi inaugurado oficialmente o Armazém 3, equipamento totalmente revitalizado que passa a integrar o complexo do Parque Valongo. Com capacidade para receber até 3 mil pessoas, o espaço é voltado para eventos e shows de grande porte, consolidando a integração entre o Porto e a Cidade.
A entrega do Armazém 3 representa a terceira fase do projeto de revitalização urbanística da região portuária. O local foi projetado para fortalecer o potencial turístico de Santos, dialogando diretamente com o futuro terminal de passageiros que será construído no entorno.
Infraestrutura moderna e acessibilidade no Centro Histórico

Com 2.127 metros quadrados de área construída, o Armazém 3 recebeu investimentos estruturais para garantir segurança, conforto e versatilidade. O projeto arquitetônico incluiu a execução de uma nova fundação, climatização completa, acessibilidade universal e adequação às normas do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
Um dos destaques do projeto é a fachada em pele de vidro voltada para o mar, que substituiu a estrutura antiga e otimiza a entrada de luz natural, melhorando o conforto térmico do ambiente.
“Estamos valorizando ainda mais nossa história ao fortalecer a conexão entre o Porto e a Cidade. A entrega do Armazém 3 amplia essa integração e já permitirá que a população vivencie esse novo momento”, destacou a prefeita em exercício, Audrey Kleys.
Parceria público-privada viabilizou o projeto
A revitalização do Armazém 3 contou com um investimento de cerca de R$ 17 milhões. O montante foi viabilizado por meio de um Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (TRIMMC) firmado entre a Prefeitura de Santos e a empresa Brasil Terminal Portuários (BTP), com a intermediação da Autoridade Portuária de Santos (APS).
O presidente da APS, Anderson Pomini, lembrou que a área do Parque Valongo permaneceu cerca de 40 anos sem uso antes das intervenções começadas em 2023. O presidente da BTP, Cláudio Oliveira dos Santos, também ressaltou o impacto positivo das parcerias para o desenvolvimento da economia criativa local.
Festa Inverno Santos estreia o novo espaço em julho
A utilização do Armazém 3 pelo público já tem data marcada. O novo equipamento receberá de forma integral a 27ª edição da Festa Inverno Santos, que ocorre entre 3 de julho e 2 de agosto.
O evento beneficente reúne gastronomia, cultura e entretenimento. Enquanto o Armazém 4 concentrará as atividades gastronômicas, o novo Armazém 3 será o palco principal para os shows e grandes apresentações da programação.