Data: 18/05/2019 11:48 / Autor: Redação / Fonte: SESI-Mauá

SESI Mauá realiza mostra de cinema no mundo: holanda infantojuvenil

De 13 de maio a 31 de julho, as crianças e adolescentes poderão conhecer um jeito diferente de se fazer filmes para jovens


Dummie, a múmia
Dummie, a múmia

Crédito: Divulgação

Em cartaz de 13 de maio a 31 de julho, a mostra Cine SESI-SP no Mundo: Holanda Infantojuvenil aborda o universo da criança com temáticas que podem ser aplicadas em diferentes fases da vida. Uma oportunidade para entender um pouco mais sobre o cotidiano, hábitos e formas de educação dos jovens de uma cultura tão diferente.

Com exibições às terças-feiras no SESI Mauá, a programação inclui sete longas-metragens que exibem histórias comuns – desentendimentos entre meninos e meninas, dificuldades na escola, conflitos familiares –, sendo fonte de identificação para adolescentes e crianças os desafios enfrentados pelos protagonistas, expondo outras formas de lidar com seus problemas. São comédias, dramas, aventuras e suspenses para todos os gostos e públicos.

A Holanda, como é popularmente conhecido O Reino dos Países Baixos, tem como princípios a defesa dos direitos da criança: a liberdade, cooperação e o diálogo. Os jovens e crianças de lá foram eleitos os mais felizes do mundo em pesquisas da OCDE. O segredo desse sucesso é referente ao ambiente construído desde cedo, gerando responsabilidade e independência. A liberdade na escola e fora dela, e a confiança dos pais para conversar com suas famílias. A cultura também colabora para esses resultados, o tempo gasto ao ar livre, educação, mobilidade e a atenção à saúde tornam as crianças satisfeitas à boa convivência.

A mostra tem apoio da Eye Film Institute Netherlands, o museu do cinema da Holanda, dedicada a uma renomada coleção de filmes que pode emocionar de maneiras semelhantes a outras formas de arte, entretenimento, patrimônio cultural e fonte de informações.

 “Como já havíamos trabalhado com o Institute em uma mostra de filmes voltada ao público geral, resolvemos explorar e escolher algo diferente dessas exibições do cotidiano, como por exemplo, filmes de super-herói, que circula na mídia atualmente. Com o tema infantojuvenil, além de mostrar algo diferente ao público, revelamos problemas semelhantes aos da vida. Os filmes escolhidos trazem essa “pegada” de heroísmo e fantasia, porém, com uma outra percepção em que as crianças podem ter uma identificação”, comenta Eliana Garcia, analista de atividades culturais do SESI-SP.

Serão 42 apresentações gratuitas percorrendo as unidades do SESI-SP em todo o Estado. A curadoria do SESI-SP propõe aproximar o público da cultura holandesa, do olhar preciso para a vida cotidiana, com leveza, humor e dramaticidade. O público pode fazer as reservas de ingressos para as exibições pelo sistema Meu SESI, www.sesisp.org.br/meu-sesi. Todas as sessões são gratuitas.

PROGRAMAÇÃO

DATA

FILME

HORÁRIO

GÊNERO

CLASSIFIC.

DURAÇÃO

14/05

Alfie , o Pequeno Lobisomen

15h

Aventura

Livre

89 min.

21/05

Quais São as Chances?

15h

Infantojuvenil

Livre

86 min.

28/05

Aprender é divertido

15h

Comédia

Livre

80 min.

04/06

Dummie, a Múmia

15h

Comédia

Livre

77 min.

11/06

Milo

15h

Drama

Livre

94 min.

18/06

Peter Bell e o Bando do Mão Negra

15h

Comédia

Livre

110 min.

25/06

Jogo da Vida

15h

Suspense

Livre

109 min.


SOBRE O CINE SESI-SP NO MUNDO
Criado em 2013, o projeto tem como objetivo a formação de plateia para cinematografia de diversos países. Realizada em parcerias com embaixadas, consulados e organizações culturais internacionais, a seleção dos filmes vai desde os títulos clássicos até os contemporâneos e democratiza o acesso à produção audiovisual reconhecida pela crítica e raramente difundida no circuito de exibição comercial.

Antes da mostra Holanda Infantojuvenil, o SESI-SP já realizou outras 12 edições com seleções do cinema mundial (Panorama Contemporâneo), dinamarquês (Dinamarca em Família) japonês (Japão Jovem), holandês (Olhar Holandês), francês (França para todosCinema francês dos primórdios aos dias de hojeNovos Clássicos do Cinema Francês e A França e o Novo), alemão (Alemanha Contemporânea I e II), israelense (A Vida em Israel) e italiano (Festival de Cinema Italiano).


SOBRE OS FILMES:

FILME: ‘Alfie, o Pequeno Lobisomem‘

PRÊMIOS: Vencedor de melhor filme infantil no festival de Talín


Países Baixos, 2011, exibição digital, colorido, legendado em português

Sinopse: Alfie é o filho adotivo da família Vriends, que o criou com todo o carinho. O que ninguém esperava é que o menino fosse um lobisomem! Seu irmão mais velho, Timmie, o ajuda a manter segredo na escola, mas uma vizinha assustada acaba chamando um grupo de caçadores de alienígenas para investigar a vizinhança.

GÊNERO: Aventura

DURAÇÃO: 89 minutos

FILME: ‘Quais São as Chances?’

PRÊMIOS: Indicado a melhor filme para públicos jovens no festival de Berlin


Países Baixos/Bélgica, 2011, exibição digital, colorido, legendado em português

SINOPSE: O pai de Kiek tem uma profissão arriscada. Ele é médico em regiões de conflitos e está indo para um pais em guerra. Quais são as chances de ele não voltar vivo de lá? A mãe explica que são poucas, mas não é o suficiente para tranquilizar a garota. Kiek então começa a fazer tudo o que pode para diminuir as chances de perder seu pai.

GÊNERO: Infantojuvenil

DURAÇÃO: 86 minutos                                                                 

FILME: Aprender é Divertido

PRÊMIOS: Vencedor de 4 prêmios, incluindo de melhor filme no Festival Internacional de Cinema Infantil de Chicago.

Países Baixos, 2012, exibição digital colorido, legendado em português

SINOPSE:  Kees é um professor substituto que se identifica mais com as crianças, sempre prontas para se divertir, do que com seus colegas de profissão, muito preocupados com disciplina. Além de provar para a rabugenta diretora que ele é capaz de ensinar os estudantes sem tirar deles o espírito brincalhão, Kees terá que ajudar Tobias, um aluno que está em luto pela perda do pai.

GÊNERO: Comédia

DURAÇÃO: 80 minutos.

FILME: Dummie, a Múmia

Países Baixos, 2014, exibição digital, colorido, legendado em português

SINOPSE: Numa cidade pequena onde nada nunca acontece, a vida de Goos é particularmente chata. Tímido e bem-comportado até demais, o garoto não consegue participar das brincadeiras com seus amigos de escola. Até que um dia, num passe de mágica, ele se depara com a múmia de um antigo príncipe egípcio trazida de volta à vida. Dummie, a múmia, é agitado e incontrolável – o oposto de Goos! É dessa combinação que nasce uma bela amizade.
GÊNERO: Comédia

DURAÇÃO: 77 minutos

FILME: Milo

Países Baixos, 2012, exibição digital, colorido, legendado em português

SINOPSE: Milo, um menino solitário de 10 anos de idade, vive sob o controle rigoroso de seu pai por ter a “pele sensível”. Inflamado por sua primeira amizade, ele foge de casa para poder finalmente participar do acampamento da escola, mas nunca chega a seu destino. Em vez disso, acaba sob os cuidados de um estranho casal, que não lhe impõe as amarras as quais está acostumado. O tempo revela a verdade sobre sua doença de pele. Chocado e duvidando do amor de seu pai, Milo precisará aceitar quem ele realmente é.

GÊNERO: Drama

DURAÇÃO: 94 minutos.

FILME: Peter Bell e o Bando do Mão Negra

PRÊMIOS: Vencedor de quatro prêmios, incluindo o Unicórnio Dourado de melhor filme infantil do Festival de Cinema dos Alpes.

Países Baixos/Alemanha, 2002, exibição digital, colorido, legendado em português

SINOPSE: Passado na Rotterdam dos anos 1920, o filme conta a divertida história de um garoto travesso, mas com um coração de ouro. Peter Bell, apesar da pouca idade, divide sua cidade. Alguns o detestam pelas confusões que traz; outros os adoram pelo seu sorriso gentil e seu espírito de diversão. O que ninguém esperava é que uma armação feita para pegar o garoto e acabar com suas diabruras de uma vez por todas o faria descobrir o esconderijo secreto de um perigoso bando de ladrões.

GÊNERO: Comédia

DURAÇÃO: 110 min.

FILME: Jogo da Vida

PRÊMIOS: Vencedor de 6 prêmios, incluindo o Troféu Rembrant de melhor filme infantojuvenil.

Países Baixos, 2012, exibição digital, colorido, legendado em português

SINOPSE: Akkie não foge dos desafios. Apaixonada por futebol, estudiosa e dotada de uma personalidade forte, ela é o orgulho das meninas de sua escola – e a maior rival de Joep, que não gosta nada da ideia de ver sua classe disputar o campeonato interescolas com um time misto em campo. Para ele, apenas os garotos devem participar se turma quiser trazer o troféu para casa. Mas, quando Akkie é diagnosticada com leucemia, até seu inimigo decide que é preciso que ela melhore logo.

GÊNERO: Drama

DURAÇÃO: 96 minutos

SERVIÇO
Cine Sesi-SP no Mundo: Holanda Infantojuvenil

Exibições: de 13 de maio a 31 de julho

Local: SESI-Mauá

Endereço: Av. Pres. Castelo Branco, 237

Entrada gratuita.

Ingressos: reservas antecipadas de ingressos pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi.

Comente aqui