Data: 22/04/2013 15:52 / Autor: Redação

Programa Cidade Limpa recolhe mais de 1.300 toneladas de lixo em duas Regiões de Mauá

Apenas nas duas primeiras das doze regiões que o Programa Nossa Mauá, Cidade Limpa vai passar, foram recolhidos quase duas mil toneladas de lixo e entulho.


Jardim Zaíra surpreendeu pelo volume do lixo que foi recolhido
Jardim Zaíra surpreendeu pelo volume do lixo que foi recolhido

Crédito: Roberto Mourão/ PM

A região do Jardim Zaíra está mais limpa. Nas últimas duas semanas as equipes do Programa Nossa Mauá, Cidade Limpa passaram por 116 ruas do bairro mais populoso do município com aproximadamente 100 mil habitantes. Entre os dias 2 e 15 de abril foram recolhidos 1.327 toneladas de lixo e entulho na região. O equivalente a 365 caminhões. Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Rogério Santana, o Jardim Zaíra surpreendeu os coordenadores do Programa pelo volume de objetos que foram recolhidos.

 “Na primeira região utilizávamos dois caminhões diariamente para fazer o transbordo do material, mas na região do Zaíra chegamos a enviar sete caminhões por dia. Parabenizamos a população que realmente colaborou com a campanha, entendendo a importância de descartar o lixo corretamente para a organização e a saúde de todos os moradores”, afirmou.

Além da remoção de lixo e inservíveis, foram realizadas também 5.400 m² de roçagem, 9.500 m² de rastelagem, 25.000 m² de capinação em ruas e vielas, 17.604 m² de varrição e 200 m² de raspagem. A Foz do Brasil também percorreu a região e realizou mais de 300 intervenções como ligação de água, tapa buraco, conserto de vazamento de água, calçadas e manutenção na rede de esgoto.

Nessa semana, as equipes do Programa Cidade Limpa estão na Região 3, que engloba o setor do Jardim Maringá, incluindo os Jardins Miranda, São Gabriel, Cruzeiro, Lisboa, Feital, Columbia, Olinda Maria Eneida, Itaussu, Éden, Parque Bandeirantes e chácaras Maria Francisca, Maria Aparecida e Vital Brasil.

Somando as duas regiões por onde o Cidade Limpa já passou, a primeira foi Jardim Paranavaí, Nova Mauá e parte do Zaíra 6 entre os dias 18 de março e 1º de abril, já foram recolhidos mais de 1.938 toneladas de lixo. Passando pelas 201 ruas dessas regiões foram realizados capinação em 44.744 m², varrição em 25.404 m², roçagem em 37.620 m² e rastelagem em 29.100 m².

O Programa Nossa Mauá, Cidade Limpa é uma ação permanente da Prefeitura que tem como finalidade realizar ações de limpeza, conservação e manutenção no município. Os 161 bairros da cidade (inclusive núcleos e conjuntos habitacionais) e 2.104 ruas (contando vielas e travessas) foram divididos em 12 regiões. Durante um período de 10 dias úteis as equipes da Prefeitura, Sama e Foz do Brasil percorrem todo o setor realizando serviços como podas de árvores, cata-bagulho, roça e capinação de áreas públicas, tapa buracos, pintura de guias, sinalização viária, limpeza de bocas de lobo, troca de tampas de lobo, desratização, ações contra a dengue, troca de lâmpadas e manutenção de redes de água e esgoto.

O calendário completo das atividades do Nossa Mauá, Cidade Limpa está disponível no site www.maua.sp.gov.br e pode ser consultado também pelo telefone 156.

Comente aqui