Data: 30/04/2020 16:25 / Autor: Redação / Fonte: BRK Ambiental

Profissionais de saneamento básico são essenciais nas ações de combate ao Covid-19

Trabalho realizado diariamente pelas equipes garante o funcionamento das redes de esgoto, gestão comercial e atendimento ao cliente em Mauá


Equipe de Agentes Comerciais - Leitura e emissão de contas
Equipe de Agentes Comerciais - Leitura e emissão de contas

Crédito: BRK Ambiental

Com cerca de 200 mil profissionais em atuação no setor de saneamento no país, o segmento ganhou um papel fundamental neste Dia do Trabalho.

Em Mauá, cerca de 70 profissionais seguem desempenhando suas funções, responsáveis por garantir os serviços essenciais de afastamento, coleta e tratamento de esgoto, assim como a gestão comercial com emissão e entrega das contas de água e esgoto nas residências.

Na unidade, as equipes que atuam em funções administrativas, inclusive no atendimento ao cliente, adotaram o sistema de trabalho remoto, enquanto as equipes de operação, manutenção e agentes comerciais que atuam na leitura e entrega das contas seguem nas ruas para garantir o funcionamento da estação de tratamento de esgoto e a continuidade da prestação dos serviços, sempre respeitando as medidas de distanciamento e higiene recomendadas pelas autoridades de saúde.

“A BRK Ambiental é responsável pela coleta, afastamento e tratamento de esgoto. Por dia, são cerca de 50 milhões de litros de esgoto recebidos in natura na estação de tratamento da cidade, tratados e devolvidos adequadamente ao rio Tamanduateí, que corta o município. Um trabalho que, em razão da pandemia da Covid-19, ganhou mais relevância e passou a ser mais reconhecido pela população”, relata Bruno Gravatá, gerente de operações da concessionária.

A empresa mantém seus profissionais atuando com responsabilidade e respeito à saúde e segurança para garantir a entrega dos serviços para toda a população. O uso de máscaras, e orientações para manter uma distância segura das pessoas durante os trabalhos de campo são algumas das práticas adotadas.

Os serviços de leitura e emissão das contas de consumo de água e esgoto segue sendo realizado pelos agentes comerciais da concessionária com medidas de prevenção como a emissão das faturas com base na média de consumo dos últimos 6 (seis) meses para os imóveis que possuem medidores de água internos, onde é necessária a exposição do funcionário e contato com o morador para que o serviço de leitura possa ocorrer.

Para Viviane Cristina de Moraes, gerente comercial da concessionária o momento, apesar de desafiador, tem proporcionado ações estruturadas e inovadoras com o objetivo de minimizar os riscos para funcionários e clientes por conta do avanço da Covid 19.

“O atendimento realizado pelos nossos funcionários em home office, por meio dos canais digitais e WhatsApp, pelo número (11) 99988-0001, tem auxiliado nossos clientes na solução de dúvidas e na solicitação de diferentes serviços, como a emissão de segunda via de faturas e histórico de consumo, sem que eles precisem sair de casa”, reforça a gerente comercial.

Neste dia do trabalho devemos valorizar e homenagear todos os profissionais de saneamento que estão na linha de frente para contribuir com a saúde e o bem-estar da população. Lembrando que os profissionais do saneamento, assim como tantas outras categorias indispensáveis neste período de pandemia, desempenham um serviço essencial para a saúde das pessoas e, por consequência, no apoio ao combate ao Coronavírus.

Comente aqui