Data: 19/11/2019 16:33 / Autor: Redação / Fonte: Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia

Professor da Mauá é um dos vencedores do Prêmio Talento Engenharia Estrutural

Equipe dos alunos da Eng. Civil da instituição ainda foi destaque na primeira edição do Desafio ABECE Mola


Prof. Pedro Lyra (ao centro) recebe troféu das mãos de César Peres (à esquerda), diretor de Marketing e Vendas da Gerdau, e de Rafael Timerman (à direita), diretor de Tecnologia e Qualidade da ABECE
Prof. Pedro Lyra (ao centro) recebe troféu das mãos de César Peres (à esquerda), diretor de Marketing e Vendas da Gerdau, e de Rafael Timerman (à direita), diretor de Tecnologia e Qualidade da ABECE

Crédito: Divulgação

O professor do curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia, Pedro Lyra, foi o vencedor da categoria Jovens Talentos, novidade no XVII Prêmio Talento Engenharia Estrutural, realizado este ano. Promovido pela ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), em parceria com a Gerdau/SA, o evento busca valorizar e divulgar trabalhos de profissionais ou empresas, que desenvolvem projetos de destaque na área de Engenharia de Estruturas.

O especialista da Mauá apresentou um trabalho sobre o Trecho Off-Shore do Terminal Portuário Multiusuário de Nacala-A-Velha, em Nacala (Moçambique), que contemplou as análises de risco sísmico para o local da obra, análises espectrais modais, análises de "Pushover" e considerações da interação solo-estrutura.

“O Prêmio Talento Engenharia Estrutural é o evento mais importante da área no país, reforçando e destacando a cada ano os maiores talentos da Engenharia Estrutural brasileira. É uma imensa honra fazer parte deste seleto time de engenheiros talentosos”, destaca o prof. Pedro Lyra.

Além dele, alunos do Instituto Mauá de Tecnologia participaram do Desafio ABECE Mola, realizado pela primeira vez em 2019, e que contou com a presença de 22 equipes, de 6 Estados e 15 cidades brasileiras. A proposta era realizar a montagem, desmontagem, classificação e representação de modelos teóricos de configurações de estruturas, visando aproximar os estudantes da área de projetos estruturais.

A Mauá foi representada por duas equipes, formada por quatro alunos cada, e uma delas conquistou o troféu de Equipe Destaque. Para a professora Paula Meirelles Bolelli, do curso de Engenharia Civil da instituição, o prêmio reforça mais uma vez que o Instituto Mauá de Tecnologia está sempre a frente dos seus concorrentes. “A participação na competição e a utilização do Mola, possibilita articulação da teoria e da prática do ensino de Engenharia de Estruturas, auxiliando no desenvolvimento das competências. Durante os treinamentos para o concurso, foi possível utilizar os kits que a Mauá adquiriu há anos, um diferencial da instituição em relação a outras faculdades que não possuem a mesma estrutura”, reforça a professora Paula.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT promove o ensino científico-tecnológico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Há 57 anos, o IMT, com campi em São Paulo e em São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento, especialização (MBA) nas áreas de Gestão, Design e Engenharia. O Centro de Pesquisas, há 53 anos, desenvolve tecnologia para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.

Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia premiados
Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia premiados

Crédito: Divulgação

Comente aqui