Data: 09/10/2019 10:16 / Autor: Bruno Coelho / Fonte: PMM

Prefeitura de Mauá entrega 53 novos ônibus

Com 53 novos ônibus, idade média de frota em Mauá cai para 1,6 ano; Governo também retoma as seis linhas expressas; veículos se somam a 100 coletivos entregues em 2017


Com 53 novos ônibus, idade média de frota em Mauá cai para 1,6 ano
Com 53 novos ônibus, idade média de frota em Mauá cai para 1,6 ano

Crédito: Caio Arruda/PMM

Com o objetivo de modernizar a frota de transporte coletivo, a Prefeitura de Mauá entregou 53 novos ônibus nesta terça-feira (8), além de retornar com seis linhas do Expresso Mauá, das 5h às 20h em dias úteis, reduzindo o tempo de viagens dos passageiros em percursos com menor número de paradas. Somados aos outros 100 veículos zero quilômetros entregues em 2017, a idade média dos coletivos, sob concessão da Suzantur, caiu de três anos para 1,6 ano.

A cerimônia de entrega ocorreu no estacionamento do Paço Municipal, com todos os coletivos enfileirados. Durante o evento, o prefeito Atila Jacomussi destacou que Mauá passa a ter a frota mais nova do Brasil. “Somos o governo que mais investiu em transporte público. Esses ônibus estarão carregando os filhos de Mauá, o nosso povo. Os trabalhadores terão coletivos novos, para que transportar o nosso povo com segurança e tecnologia”, apontou.

Dos 53 novos ônibus, 43 são veículos Midi (capacidade para 66 pessoas, sendo 36 sentadas e 30 de pé) e dez convencionais (85 usuários ao todo, englobando 44 sentados e 41 de pé) com suspensão a ar, ambos com chassis do modelo Mercedes-Benz e carroceria Marcopolo Torino. Os coletivos vêm com conectores de USB para carregamento de aparelhos móveis, rede Wi-Fi, câmera de segurança, assentos estofados com apoio para cabeça e climatizador de ar.

Parte da frota contará até o fim do ano com validadores providos de leitores de QR Code, para usuário realizar o pagamento do deslocamento antecipadamente por meio de aplicativo para celulares, também com previsão de lançamento em 2019. Além disso, os passageiros poderão futuramente pagar a tarifa no valor de R$ 4,30 em viagem unitária – com exceção a quem recebe benefícios de gratuidades – via cartões de débito e crédito, a fim de garantir maior segurança e praticidade.

As linhas do Expresso Mauá retornam a partir desta quarta-feira (9), para os bairros Jardim Itapeva, Jardim Hélida, Vila Mercedes, Sertãozinho, Jardim Sônia Maria e Vila Feital, depois da paralisação durante o governo anterior. Segundo a Secretaria de Transportes, o passageiro poderá se deslocar entre a origem e destino em tempo médio de aproximadamente 25 minutos. “Economia de tempo para o trabalhador vale muito. As pessoas vão retornar mais cedo para suas casas. Esse é o tempo que o trabalhador pode ficar mais com a sua família”, lembrou o prefeito.

Comente aqui