Data: 04/07/2022 20:48 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Mauá

Prefeitura de Mauá adota novo tratamento para pacientes com sintomas de infarto

Procedimento realizado nas UPAS reduz complicações, sequelas e ajuda a salvar vidas


Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Mauá tem investido esforços para prestar um atendimento em saúde com mais qualidade à população. A mais nova iniciativa neste sentido é a adoção, pela primeira vez nas UPAS (Unidades de Pronto Atendimento), do tratamento trombolítico para pacientes com sintomas de infarto agudo do miocárdio.

Antes, o medicamento (trombolítico) estava disponível somente no Hospital Nardini. Deve ser aplicado nas primeiras 12 horas em que a pessoa apresentar dor no peito, náuseas, vômitos e suor. É capaz de dissolver coágulos em artérias do coração, porém não é indicado em todos os casos. Também ajuda a reduzir as complicações, sequelas graves e a letalidade.

Cerca de 20 pacientes por mês que buscam atendimento nas UPAS (Assis, Barão, Magini e Zaíra) com dor torácica se enquadram para o tratamento.

Para melhor atender estes usuários, a Secretaria da Saúde promoveu recentemente uma capacitação de 100 colaboradores da enfermagem e 30 médicos.

Atualmente, as doenças cardiovasculares registram cerca de 1.100 mortes por dia no Brasil. Muitas delas poderiam ser evitadas com a prevenção e as medidas terapêuticas, a partir do acompanhamento de rotina nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Ao identificar um dos sintomas do infarto, procure o serviço de saúde mais próximo.

Comente aqui