Data: 12/04/2013 20:21 / Autor: Redação / Fonte: PMM

Prefeito se reúne com vereadores e apresenta pauta de projetos do Executivo

Projetos devem ser encaminhadas nos próximos meses. O tema saúde mereceu atenção especial.


 

O prefeito de Mauá, Donisete Braga realizou na manhã desta sexta-feira (12/4), em seu gabinete uma reunião com os vereadores da cidade. O encontro contou com a presença de 18 dos 23 parlamentares e teve como objetivo abordar os projetos que vão ser encaminhados para a Câmara Municipal nos próximos meses. São eles: a repactuação da dívida com a União; a reestruturação da saúde; a campanha salarial 2013 dos servidores; a remuneração dos conselheiros tutelares; as subvenções as entidades e o programa de recuperação fiscal.

“Os parlamentares representam os diversos segmentos da população e são responsáveis por fiscalizar o funcionamento dos serviços e do dinheiro público. Por isso nada mais justo do que apresentar de maneira transparente e objetiva as demandas que vamos encaminhar a eles nos próximos dias”, ressaltou o prefeito. Também participaram do encontro diversos secretários municipais.

O assunto saúde suscitou mais questionamentos. O prefeito afirmou estar empenhado em buscar soluções para esse gargalo do município. “Estamos elaborando um planejamento de restruturação da rede municipal de saúde e isso envolve a remuneração dos profissionais e também a busca por uma gestão mais moderna, humanizada e eficiente”, afirmou ele.

A secretária de Saúde, Lumena Furtado explicou os dois Projetos de Lei que estão sendo elaborados para apreciação do Legislativo Municipal. O primeiro, que será apresentado nos próximos dias, eleva a remuneração dos médicos. Estatutários e contratados terão a mesma remuneração. "E isso não apenas na urgência e emergência, mas também para os médicos da rede básica e de especialidades”, explicou a secretária.

Outra questão que será enviada a Câmara é a criação de 30 novos cargos de gerência para os equipamentos de saúde. Essa medida visa dar mais qualidade e organização ao atendimento na rede municipal. Segundo ela, os cargos serão preenchidos por técnicos da saúde.

Disse ainda que a capacitação do profissional também receberá atenção. “Estamos pleiteando junto ao Governo Federal R$ 2,3 milhões para que sejam investidos na capacitação de todos que atuam na rede. Queremos melhorar e humanizar o trabalho realizado por cada um deles”, disse.

Renegociação da dívida deve ser explicada à população

Outro ponto desenvolvido pelo prefeito Donisete Braga durante a reunião com os vereadores foi sobre a repactuação da dívida da Prefeitura com a Caixa Econômica Federal. Ele reconheceu a importância do papel de cada um dos 23 integrantes do legislativo na explicação da questão da dívida à população.

O prefeito pediu que a Câmara convoque uma audiência pública para que a questão da dívida possa ser apresentada e explicada par a população.

“O povo precisa saber do que estamos falando. Sempre ouvem falar da dívida e não entendem e é nosso dever mostrar os benefícios dessa renegociação com a Caixa”, disse Donisete Braga.

Outros projetos que serão enviados ao Legislativo dizem respeito a remuneração dos conselheiros tutelares, aumento do funcionalismo, subvenções a entidades e o programa de parcelamento dos débitos mobiliários e imobiliários.

Comente aqui