Data: 11/04/2013 09:09 / Autor: Redação / Fonte: PMM

Prefeito incentiva população a participar do Programa Cidade Limpa

O prefeito de Mauá, Donisete Braga acompanhou na tarde desta terça-feira (9/4), o trabalho das equipes do Programa Nossa Mauá, Cidade Limpa, no Jardim Zaíra.


Ações do Programa foram realizadas na EM Oswald de Andrade
Ações do Programa foram realizadas na EM Oswald de Andrade

Crédito: Roberto Mourão/ PM

Acompanhado do secretário de Serviços Urbanos, Rogério Santana ele vistoriou as ações realizadas na EM Oswald de Andrade e nas avenidas Claudio Savietto e Ariosto da Silva Lazaro.

Donisete Braga conversou com moradores da região ressaltou a importância da participação da comunidade. “Não adianta apenas a Prefeitura fazer a parte dela, mas a população também precisa colaborar evitando jogar lixo na rua e realizando o descarte de entulho e móveis velhos de maneira adequada e no local correto”, disse o prefeito.

Já Rogério Santana reforçou a preocupação com as margens de rios e córregos do município. “Precisamos evitar e conscientizar os moradores de que está errado descartar o lixo nessas margens. Assim que concluirmos a limpeza vamos elaborar um plano para recuperar essas margens e aumentar a fiscalização para que isso não ocorra, porque prejudica quem mora aqui”, explicou Rogério.

A comerciante Rita de Cassia Santos elogiou a iniciativa e a organização do Programa Cidade Limpa. “Passou carro de som e entregaram panfleto orientando o pessoal. A minha preocupação era colocar o entulho na rua e eles não passarem, mas vieram assim como estava no calendário distribuído”, afirmou Rita que comentou que essas ações servem também para prevenir doenças. “Nós vemos muitas vezes ratos saindo do bueiro e indo atrás do lixo. Isso preocupa os pais de família. Então esse trabalho veio em boa hora”.

Já Walmir Ferreira da Silva mora no bairro há mais de 30 anos e afirmou que a Prefeitura está empenhada e que não pode trabalhar sozinha. “Se nós cobramos dela para que faça sua parte, precisamos fazer a nossa. Não jogando o lixo no local errado e também fiscalizar. Nesse ponto mesmo ocorre descarte, principalmente à noite, mas nem sempre conseguimos ver quem faz isso”, afirmou Walmir.

O Programa Nossa Mauá, Cidade Limpa é o programa permanente da Prefeitura que tem como finalidade realizar ações de limpeza, conservação e manutenção no município. Os trabalhos foram iniciados em 18 de março e apenas na primeira região foram recolhidos 611,5 toneladas de lixo. Desde o dia 2 de abril, as equipes do Programa Cidade Limpa estão na Região 2, formada pelos Jardins Zaíra 2, 3, 4, 5 e Parque Boa Esperança.

Pelo programa os 161 bairros da cidade (inclusive núcleos e conjuntos habitacionais) e 2.104 ruas (contando vielas e travessas) foram divididos em 12 regiões. Durante um período de 10 dias úteis as equipes da Prefeitura, Sama e Foz do Brasil vão percorrer todo o setor realizando serviços como podas de árvores, cata-bagulho, roça e capinação de áreas públicas, tapa buracos, pintura de guias, sinalização viária, limpeza de bocas de lobo, troca de tampas de lobo, desratização, ações contra a dengue, trocas de lâmpadas e manutenção de redes de água e esgoto.

O calendário completo das atividades do Nossa Mauá, Cidade Limpa está disponível no site www.maua.sp.gov.br. Pode ser consultado também pelo telefone 156. No dia programado para o caminhão recolher o entulho as pessoas deverão depositá-lo na calçada até às 7 horas da manhã.

Comente aqui