Data: 19/01/2021 15:29 / Autor: Redação / Fonte: BRK Ambiental

Obras de extensão de rede de esgoto melhoram qualidade do córrego Corumbé

Realizada pela BRK Ambiental, a intervenção busca ampliar os serviços de coleta e tratamento de esgoto e contribuir com a despoluição do curso d‘água da região


Antes do córrego Corumbé no Jardim Zaira
Antes do córrego Corumbé no Jardim Zaira

Crédito: BRK Ambiental

A BRK Ambiental realizou em duas etapas um plano de obras para a extensão de 630 metros de coletores tronco de esgotos do bairro Alto da Boa Vista no Jardim Zaira, e como benefício da intervenção o serviço de tratamento de esgoto foi ampliado para cerca de duas mil e quinhentas famílias que passam a ter o suporte diário de uma rede de esgoto responsável por coletar e afastar os efluentes gerados nas suas residências e transportar este material para o efetivo tratamento.

Atualmente, a Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá (ETE-Mauá) trata mais de 50 milhões de litros de esgoto por dia, e a cidade já conta com um dos melhores índices na prestação de serviços de esgoto da Região Metropolitana de São Paulo, com indicadores de 93% de coleta e 85% de tratamento.

Outra realização do plano de investimentos da companhia foi a contribuição ambiental em torno dos cursos d’água que cortam a região. Essa importante intervenção teve impacto direto na recuperação do córrego Corumbé, bem como do Rio Tamanduateí, que nasce em Mauá.

O córrego Corumbé, que corta a região, passou por uma grande transformação após a conclusão da obra, que garante que todo o esgoto coletado seja direcionado para tratamento. Para os moradores e comerciantes do entorno, o benefício desta obra se deu pela eliminação do mau cheiro e do contato com o esgoto. 

Benefícios em prol da saúde

Durante a obra, funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Zaira - ponto de maior intervenção - deram depoimentos positivos com relação à retirada do lançamento do esgoto, relatando que as obras de saneamento nas proximidades da unidade de saúde são fundamentais para diminuir o aparecimento de insetos e o mau cheiro, que era frequente principalmente no período de calor.

Os funcionários da UPA também reforçaram a importância da obra com relação ao descarte irregular de resíduos, muito comum na região, e registraram o desejo de que, o impacto do córrego limpo ajude a conscientizar a comunidade sobre as boas práticas deste descarte.

O avanço das obras de esgotamento sanitário em Mauá e o aumento do índice de tratamento de esgoto demonstram uma preocupação da concessionária em oferecer qualidade de vida e bem-estar para a população.

“Nosso propósito é transformar a vida das pessoas garantindo saneamento de qualidade. Temos um compromisso com a cidade e, em um ano atípico como foi 2020, diante da pandemia, a BRK Ambiental está satisfeita em contribuir com avanços expressivos no bem-estar da população, por meio dos nossos serviços”, explica Rodrigo Dias, Diretor Regional de Operações da empresa.

O executivo observa que, além das ações realizadas pela concessionária, é muito importante também que cada cidadão atue dentro de seu próprio imóvel, na regularização das tubulações internas, separando as redes que carregam o fluxo de esgoto e a água da chuva e interligando cada tubulação corretamente, tal como determinam as legislações.

Como forma de conscientizar a população da importância das interligações e da correta utilização da rede de esgotamento sanitário, a concessionária promove visitas virtuais à Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, enquanto as visitas presenciais estão paralisadas. Para realizar visitas virtuais na Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá, as escolas e universidades devem solicitar o agendamento pelo site www.brkambiental.com.br, telefone 0800 771 0001 ou e-mail: comunicacao_maua@brkambiental.com.br.

Depois do córrego Corumbé no Jardim Zaira
Depois do córrego Corumbé no Jardim Zaira

Crédito: BRK Ambiental

Comente aqui