Data: 06/12/2021 20:01 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Mauá

No mês de combate à Aids, Mauá começa a oferecer medicamento que previne infecção

Profilaxia Pré-Exposição ao HIV será disponibilizada no Centro de Referência em Saúde


Crédito: Divulgação

No Dezembro Vermelho, mês de combate e de conscientização sobre a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), a Prefeitura de Mauá começará a oferecer à população, pela primeira vez, a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV). O método de prevenção à infecção pelo vírus será disponibilizado no CRS (Centro de Referência em Saúde) a partir desta terça-feira (07/12).

A PrEP é feita da associação de dois medicamentos antirretrovirais. Um comprimido por dia prepara o organismo para lidar com um possível contato com o vírus – a pessoa utiliza antes de ter uma relação sexual considerada de risco. Não protege de outras infecções sexualmente transmissíveis, devendo ser combinada com o preservativo, por exemplo.

O medicamento é indicado especialmente a grupos considerados de risco e que, teoricamente, estão mais expostos ao vírus, como profissionais do sexo.

Também pode ser adotada por quem deixa de usar a camisinha com frequência, tem relações sexuais sem proteção com alguém HIV positivo e não está em tratamento, faz uso recorrente da PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) ou apresenta episódios seguidos de ISTs.

Para obter o medicamento, fornecido gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), é necessário procurar um profissional de saúde, que irá verificar se o paciente tem indicação para a PrEP. O CRS (Rua Benedito Meireles, 193, Vila Vitória) é o local para o diagnóstico e tratamento de HIV, sífilis e hepatites B e C na cidade. A unidade também disponibiliza a PEP para quem pode ter sido exposto à infecção.

Comente aqui