Data: 25/01/2021 21:42 / Autor: Redação / Fonte: PMM

Mauá reduz em 17% taxa de ocupação de leitos no Nardini

Queda foi possível após governo conseguir antecipar a liberação de ala com 10 novos leitos


Crédito: Divulgação

O combate à pandemia tem sido levado a sério pela Prefeitura de Mauá. Os esforços têm rendido bons resultados. O primeiro deles foi a redução em 17% da taxa de ocupação de UTI do Hospital de Clínicas Dr Radamés Nardini. A queda foi possível após governo conseguir antecipar para sábado à noite a liberação de ala com 10 novos leitos, prevista para começar a funcionar no início desta semana.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (25/01) pela Secretaria Municipal de Saúde, com dados acumulados do fim de semana, a taxa de ocupação de leitos até às 13h de hoje (horário da atualização) era de 83% - na sexta-feira, Mauá não tinha leitos disponíveis na rede pública.

A nova ala foi viabilizada pela Prefeitura de Mauá após parceria com o governo estadual. Com isso, a cidade passou a ofertar 30 leitos de UTI exclusivamente para tratamento da doença.

“Como a nossa prioridade é salvar vidas, vamos continuar a tomar medidas que possam ajudar a aliviar a pressão no serviço público de saúde. Intensificaremos a fiscalização para fazer valer em Mauá as fases laranja e vermelha do Plano São Paulo, do governo estadual, cujo objetivo é conter a disseminação do coronavírus”, explica o prefeito Marcelo Oliveira.

Na última sexta-feira, o governo do Estado anunciou a reclassificação da Região Metropolitana de São Paulo. Ficou determinado que durante a semana, das 6h às 20h, todas as 39 cidades, incluindo Mauá, estarão na fase laranja. Já aos fins de semana e de segunda a sexta, das 20h às 6h, a fase vermelha, a mais restritiva delas, estará em vigor. Apenas serviços essenciais como supermercados, farmácias e postos de combustíveis poderão funcionar. Uma nova reclassificação deverá ser anunciada na primeira semana de fevereiro.

“Equipes da Vigilância Sanitária e da Guarda Civil Municipal estão orientadas a percorrerem diariamente regiões da cidade, inspecionando e fiscalizando o cumprimento dos protocolos sanitários e as orientações para se evitar as aglomerações”, reforçou o chefe do Executivo.

A Prefeitura de Mauá reforça o pedido para que a população cumpra as recomendações preconizadas pela Organização Mundial da Saúde e cientistas para a prevenção ao novo coronavírus. Saia de casa apenas se realmente precisar, use sempre a máscara corretamente em espaços públicos, respeite o distanciamento social e mantenha as mãos sempre limpas com álcool em gel 70% ou água e sabão.

Comente aqui