Data: 16/11/2018 11:25 / Autor: Redação / Fonte: Braskem

Mauá recebe o espetáculo “O Mundo de Tludi: Bem-Vindos ao Planeta Terra”

Figurinos foram criados no ABC pela Comunidade Ecofashion em oficinas abertas sobre consumo consciente e moda sustentável


Na próxima quarta-feira (21), o Teatro Municipal de Mauá receberá o espetáculo “O Mundo de Tludi: Bem-Vindos ao Planeta Terra”, que leva o público para uma grande viagem pelo ecossistema da vida. Junto com a personagem principal, a plateia será convidada a explorar os continentes e se deparar com o degelo, o aquecimento global e os esportes no gelo; vivenciar a criação dos mares, com seus peixes coloridos e o lixo aquático que os contamina; conhecer os sertões, assim como sua diversidade cultural e a falta de chuvas; desbravar as florestas que, além de abrigar tribos ancestrais, sofre com o desmatamento.

O espetáculo apresenta o resultado do Comunidade Ecofashion, projeto educacional que aborda o consumo consciente e a reciclagem de forma lúdica e divertida. Sob a supervisão de estilistas especializados em moda reciclada, a iniciativa realizou 60 oficinas entre agosto e novembro para que os moradores locais produzissem os figurinos do espetáculo a partir do reaproveitamento de materiais descartados.

“A proposta não é que os trajes criados sejam utilizados no dia a dia, mas demonstrar para os participantes a importância de ressignificar o que antes era tido como lixo, e da reciclagem no processo de consumo consciente”, explica Lia Spínola, diretora do Ecotece.

Ao todo, mais de 500 pessoas foram beneficiadas pela ação e contribuíram para a produção das roupas. Além das oficinas abertas à comunidade, foram realizados 30 encontros nas escolas públicas da região que participam do Programa Braskem de Educação Ambiental, patrocinadora do projeto.

A partir destas criações, a Cia. Tentáculo Jovem organizou um espetáculo de dança contemporânea, que tem o roteiro e a trilha produzidos com base na história desenvolvida durante as capacitações. Durante a criação do roteiro, a equipe cuidou para que, além das questões sustentáveis, a música e a dança fossem usadas para transmitir mensagens que impactassem o público.

Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Braskem, explica que a companhia é pautada pelo desenvolvimento sustentável e humano, dessa forma, busca apoiar projetos sociais que reforcem a sustentabilidade. “Temos uma parceria de longa data com o Ecotece e enxergamos grande valor no conhecimento transmitido por meio do Comunidade Ecofashion. Todos temos papel fundamental na redução do impacto ambiental da vida humana no planeta e, por meio desse projeto, tornamos os participantes multiplicadores desse conteúdo em suas comunidades”, afirma.

Realizado pelo Ecotece, instituto do terceiro setor que atua há treze anos com a temática da moda sustentável, e pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretária de Cultura via PROAC –, o Comunidade Ecofashion tem patrocínio Braskem e o espetáculo é apresentado em parceria da Cia. Jovem Tentáculo.

Serviço

Data: 21 de novembro, quarta-feira

Sessões: 13h30 e 16h

Local: Teatro Municipal de Mauá

Endereço: Rua Gabriel Marques, 353 – Vila Noemia, Mauá (SP)

Classificação: infanto-juvenil

Observação: a entrada é gratuita, com censura livre e aberta ao público.

Comente aqui