Data: 19/10/2021 14:28 / Autor: Redação / Fonte: PMM

Mauá presta cuidados aos trabalhadores da saúde no durante e pós-Covid

Projeto-piloto na UBS Magini realiza sessões de reflexologia e auriculoterapia


Projeto-piloto na UBS Magini realiza sessões de reflexologia e auriculoterapia
Projeto-piloto na UBS Magini realiza sessões de reflexologia e auriculoterapia

Crédito: Divulgação/PMM

No período pandêmico, a rotina de trabalho intensa gerou desgaste físico e mental nos profissionais de saúde. Preocupada com o bem-estar dos trabalhadores do setor no durante e pós-Covid, a Prefeitura de Mauá vem desenvolvendo ações neste sentido.

A UBS Vila Magini, que atende em horário expandido e se tornou a que mais vacina na cidade, adotou uma iniciativa pioneira. O projeto-piloto 'Cuidando de quem Cuida' propicia tratamento destes trabalhadores por meio da reflexologia e da auriculoterapia.

Estou me sentindo outra pessoa desde a primeira sessão. É uma demonstração de amor, ganhar a chance de cuidarmos de nós mesmos. A sensação de alívio do peso nas costas foi evidente”, garantiu Lucieuda Alves de Lima Pereira, que prefere ser conhecida como Yeda, auxiliar de enfermagem.

A atividade quinzenal é realizada às quintas, das 15h às 20h, e as sessões, com hora marcada, têm duração de 20 minutos cada. Ambas as terapias são ministradas por profissionais voluntários e utilizadas para tratar problemas como dores lombares, que causam desconforto e provocam o maior número de queixas. Desde a implantação, em julho, foram realizados cerca de 60 atendimentos.

O ganho para a qualidade de vida também já se reflete fora do ambiente de trabalho. Essa é a opinião da enfermeira Carolina Moura de Barros. “Sempre fui pacienciosa. Desde o ano passado percebi um aumento da minha agitação, e eu sempre relutei em buscar ajuda. Mas esse projeto veio para me ajudar e mostrar que eu devo realmente cuidar da minha saúde física e mental. Foi um primeiro passo”, confirmou.

“Estou gostando muito de fazer auriculoterapia e reflexologia. Nosso dia a dia é muito desgastante, espero que esse cuidado continue”, disse Maria Aparecida Pacheco Rodrigues, auxiliar de enfermagem.

A intenção é levar o projeto a outras unidades e incorporar massoterapia e acupuntura, que também são Pics (Práticas Integrativas e Complementares), recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde. 

Comente aqui