Data: 03/12/2021 19:33 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Mauá

Mauá lança a Operação Chuvas de Verão

Plano Preventivo de Defesa Civil está em funcionamento desde o dia 1º de dezembro


Crédito: Divulgação PMM

A Prefeitura de Mauá lançou nesta sexta-feira (03/12) a Operação Chuvas de Verão. A ação é gerenciada pela Defesa Civil da cidade e integra toda a administração. O evento foi realizado no Teatro Municipal e contou com a presença do prefeito Marcelo Oliveira. A Operação Chuva de Verão está em funcionamento desde o último dia 1º de dezembro e tem previsão de encerramento em 15 de abril de 2022, podendo ser prorrogado em caso de necessidade.

Segundo o prefeito, o trabalho de prevenção foi iniciado no primeiro dia de governo, mas encontrou dificuldades por conta da situação de abandono que se encontrava a Defesa Civil. “A sensação foi de tristeza quando soubemos que sumiram equipamentos de monitoramento, outros estavam quebrados ou desligados, veículos sucateados. Tivemos de recomeçar. E nem dá para dizer que foi do zero, e sim abaixo de zero”, afirmou Marcelo Oliveira.

A credibilidade e a seriedade da atual gestão têm ajudado nos esforços de reestruturar a Defesa Civil. “Reativamos os equipamentos que auxiliam no planejamento de ações, voltamos a estabelecer convênios com os governos estadual e federal, o que nos possibilitou receber novas ferramentas essenciais para a atuação da Defesa Civil, como os 26 pluviômetros, as 6 plataformas de coletas de dados e 4 fluviômetros. Com muita responsabilidade e dedicação conseguimos reunir as condições para fortalecer essa atuação tão fundamental”, garantiu o chefe do Executivo.

Os agentes da coordenadoria vão se revezar na escala de plantão para acompanhar as mudanças meteorológicas e a intensidade das chuvas. O plano preventivo respeita quatro escalas: observação, atenção, alerta e alerta máximo. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Sérgio Moraes, os critérios determinados para o município são mais exigentes devido à complexidade das áreas de risco da cidade. “Enquanto a maioria das cidades trabalha com 100 mm de chuvas em 72 horas, consideramos 50 mm para entrarmos em estado de atenção. Com isso, temos mais condições de nos antecipar para agir com rapidez e prevenir acidentes graves”, explicou.

A atual gestão trabalhou intensamente ao longo de 2021 para a cidade reunir condições ideais para enfrentar o período das chuvas. Desde o começo do ano, a Secretaria de Serviços Urbanos atuou em toda Mauá, limpando ruas, sarjetas, rios, córregos, galerias e bocas de lobo.

Comente aqui