Data: 24/10/2019 13:39 / Autor: Redação / Fonte: Assessoria de Imprensa CPTM

Mauá ganha painel de grafite de 780 metros com tema da Amazônia

Obra será grafitada no muro próximo da Estação Mauá, na Linha 10-Turquesa da CPTM


Mauá ganha painel de grafite de 780 metros com tema da Amazônia
Mauá ganha painel de grafite de 780 metros com tema da Amazônia

Crédito: Divulgação

A cidade de Mauá ganhará, neste fim de semana, um imenso grafite produzido pelo grupo “Arte livre ao ar livre”, criado pela artista Monica Ancapi. Com o tema “Natureza & Amazônia”, o painel será pintada num trecho de 780 metros do muro, que está a 500 metros da Estação Mauá, na Av. João Ramalho, entre os números 108 a 1121.

Os trabalhos começam no sábado (26/10) e prosseguirão no domingo (27). A avenida João Ramalho foi escolhida para ser palco da obra de arte urbana por ser muito movimentada e integrar o eixo de circulação entre as cidades de Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Vila de Paranapiacaba e adjacências de Santo André, além do acesso direto ao Rodoanel.

Admiradora do trabalho de Monica, que já fez intervenções nos muros das estações Lapa e Tatuapé, a CPTM apoiou o projeto, cedendo o espaço para tornar o ambiente mais agradável e colaborar na difusão da cultura ao ar livre. A obra terá a participação de cerca de 130 artistas, entre grafiteiros, artistas plásticos e muralistas convidados de Monica Ancapi. Cada um terá um espaço de aproximadamente seis metros para produzir sua arte, dentro do tema “Natureza & Amazônia”.

Segundo a idealizadora do projeto, o tema “Natureza & Amazônia” vem ao encontro das discussões dos principais fóruns mundiais sobre meio ambiente. “A floresta amazônica é fundamental para o equilíbrio do meio ambiente e é preciso considerar as suas influências sobre o aquecimento global”, observa Monica. “Com essa iniciativa, queremos também conscientizar as pessoas sobre a importância do meio ambiente em nosso país, além de tornar as ruas da cidade mais alegres”.

Arte Urbana na CPTM

A CPTM apoia a arte urbana para se aproximar do público jovem e incentivar a conservação e renovação dos seus espaços, além de promover a valorização do grafite. Ao longo dos últimos anos, estações e muros da ferrovia vêm se transformando em grandes galerias de arte urbana.  Para a realização dos projetos de grafite, a CPTM mantém inúmeras parcerias com artistas independentes. Além das comunidades convidadas, as ações de grafite contam com o apoio de empresas, ONGs e prefeituras.

SERVIÇO

Projeto de Arte Urbana “Arte Livre ao Ar Livre”

Local: próximo à Estação Mauá (Linha 10-Turquesa)

Datas: sábado e domingo, dias 26 e 27/10, das 9h às 18h

Comente aqui