Data: 21/08/2019 12:12 / Autor: Redação / Fonte: PMM

Mauá encerra campanha contra sarampo

Cidade imunizou mais de 48 mil pessoas em 30 dias de campanha, utilizando 85% do total de doses repassadas pelo Estado


Crédito: Alex Cavanha/PSA

Com público-alvo de cerca de 119 mil pessoas (com idades entre 15 e 29 anos), a cidade de Mauá encerrou a campanha estadual de vacinação contra o sarampo no dia 16 de agosto. Entre a campanha e os bloqueios (lugares onde foram registrados casos da doença) foram aplicadas 48.596 doses das 57 mil enviadas pelo Estado de São Paulo para o município, ou seja, 85% das doses recebidas foram utilizadas.

A Secretaria de Saúde da cidade promoveu o dia D de imunização (em 20 de julho) e também a vacinação aberta nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ao longo de cerca de 30 dias de campanha, encerrando a ação com três dias de imunização no Mauá Plaza Shopping em horário estendido. Até o dia 19 de agosto, havia 74 casos confirmados da doença no município, sendo que a maior parte dos casos está na faixa etária alvo da campanha (27 doentes).

O segundo público-alvo foram as crianças menores de um ano, que precisaram ser vacinadas pois o município está com um surto da doença, e, mesmo que a criança tenha recebido as doses normais, ela deve ser imunizada com uma dose de intensificação, também conhecida como Dose D, e dar continuidade nas imunizações de rotina conforme o calendário vacinal.

O município já realizou 16.873 bloqueios nos locais onde houve suspeição e identificação positiva da doença, e os 15% restantes das doses de vacina recebidas para a campanha serão utilizados em eventuais bloqueios e na atualização da caderneta de vacinação.

Comente aqui