Data: 04/12/2019 16:26 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Mauá

Mauá chega aos 65 anos com diversas inaugurações para população

Governo do prefeito Atila Jacomussi realiza diversas entregas e retomada de projetos em menos de três meses


Mauá chega aos 65 anos com diversas inaugurações para população
Mauá chega aos 65 anos com diversas inaugurações para população

Crédito: Roberto Mourão

Prestes a completar 65 anos neste domingo (8), Mauá chega ao fim do ano com calendário repleto de inaugurações e retomada de serviços. Segundo o prefeito de Mauá, Atila Jacomussi, as ações contemplam melhorias nos atendimentos de Saúde, Segurança Pública, Educação, Esportes e Lazer, Transporte Público, abastecimento de água, redução da tarifa de esgoto, além de avanços nos serviços de zeladoria por meio do programa Pintou Limpeza e implantação de asfalto em até 30 ruas pelo Pavimenta Mauá.

Diversas ações foram retomadas após o retorno de Atila à Prefeitura de Mauá em setembro, quando o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), considerou por três votos a zero ilegal o processo de impeachment da Câmara dos Vereadores em abril. Ao assumir o Paço, a gestão interina não deu continuidade aos programas de governo, resultando na interrupção de diversas ações. “Confesso que tenho um sentimento pessoal de recuperar Mauá do abandono sofrido pela gestão anterior, e contra todas as injustiças e perseguições que sofri. Quero provar ao povo da cidade que mereço o voto de confiança que me foi dado”, disse.

Saúde

Em um dos segmentos mais delicados junto à população, a gestão Atila mostra consciência dos desafios na Saúde. O governo inicia a partir de dezembro os atendimentos das Carretas da Saúde, a fim de desafogar as filas para consultas de clínicos gerais, dentistas, oftalmologistas e outras especialistas. No mês passado, a administração municipal conseguiu com o governador João Doria a chegada da Carreta da Mamografia, que esteve por dez dias na Praça 22 de Novembro, região central da cidade, para exames de detecção do câncer de mama.

O Paço também deu o pontapé ao Trailer da Saúde, que teve a sua estreia no Jardim Zaíra e visa realizar atendimentos preliminares às Carretas da Saúde. Os serviços também estão previstos para o Jardim Feital (até o dia 8), Parque das Américas (10 a 15/12), Jardim Itapeva (17 a 19/12) e Jardim Itapark (20 e 22/12), 8h às 20h. Enquanto isso, estão previstas as contratações de 38 profissionais, sendo 28 clínicos e dez especialistas, para atender a demanda da cidade.

Outra situação que está em reversão é a distribuição de medicamentos, herdado da gestão interina aproximadamente 30% da capacidade total de estoque no almoxarifado central, percentual que chegará a 70% em dezembro e 100% em março de 2020. Atila também entregará no mês de aniversário de Mauá o novo CER (Centro Especializado de Reabilitação) IV, na Vila Magini, com espaço ampliado para atender maior número de pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual.

Para o primeiro trimestre de 2020, o prefeito assinará o novo convênio com a Santa Casa de Mauá, para que as mães voltem a ter atendimentos gratuitos na maternidade, além de realização de exames para mamografia, ultrassom, e ampliação de novos serviços de hemodiálise e cateterismo. Atila espera entregar até março a nova maternidade, UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal e o centro de parto normal no quarto andar do Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini, além da nova UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Feital, com espaço reformado e equipamentos mais modernos.

Segurança

Para a Segurança Pública, Atila retomou a Operação Ponto Seguro, que conta com uma viatura da GCM (Guarda Civil Municipal) em pontos de ônibus variados pelo município com as maiores incidências de roubo das 5h30 às 8h e entre 21 e meia-noite. Outras ações retornaram às ruas, como as operações Bairro Seguro, a qual conta com bloqueios dos agentes em saídas da cidade a fim de coibir a fuga de suspeitos, e Tolerância Zero, para dar fim aos pancadões e recuperar o sossego à população.

A gestão Atila também adquiriu novos coletes, viaturas e armamentos aos guardas municipais e inaugurou a base da Romu (Ronda Ostensiva Municipal Urbana), na Rua Carlos Spera, 484, no Jardim Sônia Maria. Ainda neste ano, Mauá receberá mais dois presentes: o 3ª Companhia do 30º Batalhão da Polícia Militar, no eixo da Avenida Barão de Mauá, onde abrigava o antigo restaurante popular, e o CCO (Centro de Controle Operacional), futura base de comunicação da GCM, Defesa Civil, Trânsito, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e monitoramento de espaços públicos.

Causa Animal

Mauá é a cidade da causa animal e por essa razão será a primeira no Estado a abrigar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Animal a partir da próxima semana, com estrutura clínica totalmente adequada para atendimentos de baixa complexidade para cães e gatos. O equipamento estará situado na Rua Almirante Tamandaré, 191, Vila Bocaina, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Outra novidade foi o retorno da Kombi de Bem-Estar Animal, que no mês passado, percorreu as unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Oratório e Vila Feital, registrando 148 consultas de cães e gatos; o veículo se deslocará a outros pontos da cidade. Desde setembro, a Gerência de Bem-Estar Animal também atendeu a mais de mil animais até a última semana de novembro.

Transporte Coletivo

Atila também entregou 53 novos ônibus, sendo 43 modelos midis (micrões), com chassis do modelo Mercedes-Benz OF1519, e dez convencionais modelo OF1721L, com suspensão pneumática. Os coletivos contam com sistema de climatização, carregadores USB para tablets e celulares, e seguem as atuais normas de acessibilidade para pessoas com deficiência. Os veículos se somam a outros 100 entregues em 2017, o que deixa a frota de Mauá com idade média de 1,6 ano, por meio de 153 ônibus recém-adquiridos.

Educação

Desde setembro, Mauá também ganhou 480 novas vagas em creches, com as entregas das escolas municipais Geovane Oliveira Lacerda Costa (Parque das Américas) e Jonathan Gomes de Lima Pitondo no (Jardim Maringá). O prefeito também encaminhou à Câmara dos Vereadores o novo Estatuto do Magistério, que não era revisado desde 2007, valorizando professores, ADEIs (auxiliares de desenvolvimento infantil) e AAEIs (auxiliares de apoio de educação inclusiva). Atila também projeta ampliação de vagas em creche para 2020, além dos novos uniformes e kits escolares para o próximo ano letivo.

Redução do esgoto

O prefeito assinou o decreto 8.606, já publicado no Diário Oficial, que determina a redução de até 20% das tarifas de esgoto a partir de janeiro de 2020. As faixas residências e comerciais não terão mais a disparidade em relação aos valores da água, enquanto que o reajuste geral será de 2,89%, inferior à expectativa de inflação de 3,33% para 2019. As cobranças vigentes prejudicam principalmente a população mais carente, que pagava mais caro pelo esgoto sobre a água.

Sabesp

O transtorno da falta de água é uma das maiores reclamações da população de Mauá e para solucionar o impasse, Atila acelerou as negociações pela concessão da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) por 40 anos nos serviços de abastecimento de água. A projeção é de que a empresa possa investir no período mais de R$ 219 milhões na modernização de toda a rede e de quebra extingui um passivo gerado desde a década de 1990, que chega a quase R$ 3 bilhões. Atila também assegurou que os funcionários da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) permanecerão com seus postos de trabalho.

Café do Trabalhador

A gestão Atila reabriu nesta quarta-feira (4) o Café do Trabalhador, no Terminal Central de Mauá, às 5h30. O serviço oferecerá diferentes tipos de pães e bebidas com leite, de segunda a sexta-feira, das, 5h às 7h30, para que os moradores de nossa cidade cheguem bem aos seus respectivos trabalhos. “Temos um carinho muito especial com os trabalhadores de nossa cidade, que acorda cedo e sai para o trabalho, muitas vezes sem ter a primeira refeição do dia, para garantir o prato de comida para a sua família”, disse o prefeito.

Pavimenta Mauá

Em cerca de três meses, o Pavimenta Mauá, maior programa de asfalto da história cidade, voltou com força total e tem estimativa de dar nova cara a 30 vias pela cidade até o fim do ano. Apenas no Jardim Zaíra, foram pavimentadas a Avenida João Aragão, Rua Marcelina, Rua Itália Bagnara Lourenção, Rua Eduardo Machado, além da nova interligação entre a Rua Manoel Alves Ferreira e a Avenida Cidade de Mauá.

Pintou Limpeza

O Pintou Limpeza, o maior programa de zeladoria de Mauá, está passando por toda a cidade. Desde outubro, diversos bairros já receberam os serviços, como capinagem, cata-bagulho, tapa-buraco, sinalização e tantas outras ações para o bem-estar da população. Alguns dos bairros contemplados foram Jardim Zaíra, Luzitano, Elizabeth, Itapeva, Esperança, Santista, Adelina, Canadá e outros.

Lei de cotas para negros e pardos

Mauá é a primeira cidade do ABC a criar proposta de lei de cotas para negros e pardos em concursos públicos municipais, reservando 20% das vagas. A medida de inclusão social serve para combater à desigualdade social e ao preconceito. Essa é uma reparação histórica que o município faz à comunidade negra, que merece todo o respeito. Que esta atitude seja exemplo para outras cidades e incentive toda a região a fazer o mesmo.

Comente aqui