Data: 24/07/2015 15:56 / Autor: Redação / Fonte: PMM

Mauá adere ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Com o ato, município se credencia a obter apoio federal em ações de combate à discriminação. Mauá é a primeira cidade do ABC a aderir ao SINAPIR


Nesta sexta-feira (24), o prefeito Donisete Braga assinou o Termo de Adesão do município de Mauá ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), ligada à Presidência da República. Mauá é a primeira cidade do Grande ABC a aderir ao sistema, e a segunda da região metropolitana de São Paulo.

Regulamentado pela presidenta Dilma Roussef em 2013, o Sinapir organiza e articula ações voltadas à implementação de políticas e serviços para superar desigualdades raciais no Brasil. A adesão ao sistema ajuda no fortalecimento dos órgãos municipais; ao participar do Sinapir, a cidade tem acesso a recursos federais nos chamamentos públicos a serem realizados pela SEPPIR, o que possibilita o apoio federal à execução de políticas de promoção da igualdade racial em âmbito local.

“Garantir a defesa dos direitos e combater todas as formas de discriminação e intolerância é essencial para um futuro melhor para nossa cidade. Seguiremos apoiando e incentivando as ações desse tipo”, garante Donisete Braga.

Em Mauá, o órgão responsável pelo desenvolvimento de políticas de enfrentamento ao preconceito contra as diversas etnias que formam a sociedade é a Coordenadoria de Igualdade Racial e Étnica. “A adesão ao Sinapir vai ajudar a fortalecer a Coordenadoria, contribuindo em nossas futuras ações”, explica Laurindo Cândido de Oliveira Neto, que está à frente do órgão desde o início de 2015, quando ele passou a funcionar dentro da Secretaria de Cidadania e Ação Social.

“Hoje é um dia muito feliz. Mauá sai à frente de muitas cidades, e segue trabalhando na construção de uma sociedade cada vez mais justa”, emendou Sandra Ribeiro de Souza, secretária de Cidadania e Ação Social. 

Comente aqui