Data: 30/07/2015 17:54 / Autor: Redação / Fonte: PMM

Mauá 360º resgata história da cidade em fotos

A Exposição Mauá 360º é promovida pela Prefeitura e tem curadoria de Cecília Camargo, coordenadora da Pinacoteca de Mauá


Mauá 360º resgata história da cidade em fotos
Mauá 360º resgata história da cidade em fotos

Crédito: Evandro Oliveira

“Tenho muito orgulho da minha cidade e das minhas origens”, declarou Fernando de Melo Silva ao visitar a exposição “Mauá 360º”, aberta ao público desde segunda-feira (27) no Mauá Plaza Shopping. A mostra retrata diversos períodos da formação de Mauá desde os anos 40 e ajuda o público a conhecer melhor sua cidade.

Fernando é um dos muitos mauaenses que têm sua história intimamente ligada com a história da própria cidade. Seu pai foi um dos primeiros trabalhadores da Fábrica de Porcelana Kojima. O local também foi responsável por unir os pais de Fernando em casamento. “Meus pais se conheceram na fábrica do sr. Kojima e me batizaram de Fernando em homenagem ao dono”, contou o jovem.

Margarida Castanhera, que acompanhava Fernando na exposição, aprovou a iniciativa da Prefeitura de Mauá em resgatar a história do município. “Essas ações são ótimas, estão de parabéns. Precisamos conhecer e valorizar o que temos em Mauá”, cita.

Dona Bernadete Silva Araújo, moradora de Mauá, aproveitou a exposição para relembrar o passado. “Essas imagens me fazem voltar no tempo. Adorei rever o prédio do Viscondinho”, recordou saudosa. Para Dona Bernadete essa é uma grande oportunidade para os jovens descobrirem o passado de Mauá. “Minhas netas não conhecem nada disso, vou trazê-las aqui. É importante”, finalizou.

O prefeito Donisete Braga também esteve no local prestigiando a exposição e reafirmando a importância da conservação da memória local. “Todo município tem sua história e deve ser contada. Neste ano Mauá comemora 61 anos e estas imagens são uma forma da população conhecer sua história”, afirmou.

A Exposição Mauá 360º é promovida pela Prefeitura e tem curadoria de Cecília Camargo, coordenadora da Pinacoteca de Mauá. O local, que abrigava uma loja de óculos, conta com 13 banners - com três fotos cada um - que além dos retratos, também exibem peças de porcelanas fabricadas em Mauá.

“Colocamos o 360º no nome pois queremos mostrar um pouco de cada ponto da cidade que comemora 61 anos em dezembro”, explica a curadora. A Exposição Fotográfica Mauá 360º foi lançada em dezembro de 2014 em comemoração ao aniversário de 60 anos do município.

Painéis com fotos históricas da cidade foram espalhados por locais como o próprio Museu, a Câmara Municipal de Mauá, o Parque Ecológico do Guapituba, o CEU das Artes no Parque das Américas, Parque da Gruta Santa Luzia, Teatro Municipal, Biblioteca Cecília Meireles, Passarela Central e Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer.

As fotos que fazem parte da exposição são oriundas de vários acervos: grande parte veio do arquivo do Museu Barão de Mauá, mas também há importantes colaborações de famílias do município.

Serviço:

Exposição Mauá 360º

Até dia 07 de agosto

Mauá Plaza Shopping

Entrada gratuita

Comente aqui