Data: 25/11/2019 18:26 / Autor: Redação / Fonte: Assessoria de Imprensa

Instituto Mauá de Tecnologia realiza uma nova edição do ProjetoOpenFab

Instituição promoveu, pela primeira vez, evento que tem como objetivo integrar as áreas de Engenharia, Design e Administração


Instituto Mauá de Tecnologia realiza uma nova edição do ProjetoOpenFab
Instituto Mauá de Tecnologia realiza uma nova edição do ProjetoOpenFab

Crédito: Divulgação

O Instituto Mauá de Tecnologia promoveu em novembro, uma nova versão do Projeto OpenFab, composta pela Exposição Jovem Empreendedor e Apresentação Oral. Com, aproximadamente, 120 projetos, avaliados por 113 docentes das áreas de Administração, Design e Engenharia, a atividade foi organizada pela disciplina Fundamentos de Engenharia, da 1.ª série do Ciclo Básico. Os estudantes tinham como objetivo desenvolver produtos e/ou serviços inovadores, utilizando os princípios do Design Thinking e integrando os conhecimentos dos três cursos oferecidos pela instituição, considerando também os impactos socioambientais.

Divididos em consultorias com até seis alunos, o projeto OpenFab foi aplicado aos ingressantes dos nove cursos de Engenharia da Mauá e auxiliou a aplicação prática das disciplinas teóricas como Física, Química, Desenho, Cálculo I, Algoritmos e Programação, em tempo real. Além da parceria com a equipe da Enactus, que ministrou os treinamentos “Aprenda a Falar em Público” e “Cálculo da Precificação do Produto”, os estudantes puderam utilizar o laboratório FabLab com autonomia, para desenvolvimento de seus projetos.

“A importância de promover eventos como esse está diretamente ligada à divulgação do que fazemos de melhor aqui na instituição, que é possibilitar, desde o 1.º ano, vivências profissionais aos nossos estudantes, num ambiente de ensino-aprendizagem inovador, que contribuirá para a formação dos futuros engenheiros, considerando as dimensões relativas às competências técnico-científicas e os conhecimentos interdisciplinares possíveis e existentes”, destaca a Prof.ª Dr.ª Patricia Antonio de Menezes Freitas, do Ciclo Básico do Instituto Mauá de Tecnologia.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT promove o ensino científico-tecnológico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Há 57 anos, o IMT, com campi em São Paulo e em São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento, especialização (MBA) nas áreas de Gestão, Design e Engenharia. O Centro de Pesquisas, há 53 anos, desenvolve tecnologia para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.

Comente aqui