Data: 13/12/2019 16:16 / Autor: Redação / Fonte: BRK Ambiental

Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá recebe mais de 1.800 visitantes neste ano

O Programa Portas Abertas também se constitui em importante ferramenta de comunicação e responsabilidade social com a população do Município


Crédito: BRK Ambiental

Com avanços nos indicadores de esgotamento sanitário na região metropolitana de São Paulo, que em termos de cobertura compreende 93% de índice de coleta de esgoto e 75% de tratamento de esgoto, a cidade de Mauá conta com uma moderna planta de tratamento de esgoto aberta à visitação.

Para levar conhecimento e demonstrar a importância dos serviços de coleta e tratamento de esgoto da cidade, a concessionária também investiu em 2019 em ações sociais como principal meio de proporcionar integração da população local à estação de tratamento de esgoto, estimulando o conhecimento teórico e a educação ambiental.

Como destaque promoveu ao longo do ano o Programa Portas Abertas que proporcionou mais de 1.800 visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá. Os grupos são formados, em grande maioria, por crianças das escolas municipais que vêm em excursões escolares. Porém ao longo do ano também foram realizadas visitas de estudantes da rede estadual pública e particular, moradores da cidade, membros de associações e instituições beneficentes da cidade e os mais diversos representantes da sociedade local.

Os visitantes acompanharam de perto todas as etapas do tratamento que ocorre de forma biológica com tecnologia de ponta, reproduzindo dentro dos tanques o mesmo processo que a natureza faz ao longo dos leitos dos rios e o descarte diário de mais de 50.000.000 de litros de esgoto tratados no leito do rio Tamanduateí.

As visitas têm duração aproximada de duas horas e são acompanhadas por profissionais que organizam palestras técnicas e educativas com o principal objetivo de despertar nos visitantes a necessidade da participação individual e coletiva para a gestão do meio ambiente e para a manutenção e mudanças de comportamento necessárias com relação ao destino correto do esgoto.

O Programa Portas Abertas também se constitui em importante ferramenta de comunicação e responsabilidade social com a população do Município. Durante as visitas é detalhado o funcionamento do Sistema Público de Esgotamento Sanitário por meio de uma “maquete dinâmica” que conta com informações sobre todos os equipamentos necessários para executar a interligação das tubulações de esgoto dos imóveis ao Sistema Público.

Para visitar a Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá, basta solicitar o agendamento pelo site ww.brkambiental.com.br, telefones 0800 771 0001 e 4577-9580 ou via e e-mail: comunicacao_maua@brkambiental.com.br.

Projeto Azulejando estimula a imaginação e a criatividade

Ainda este ano, a BRK Ambiental realizou o projeto Azulejando que teve como objetivo criar um elo entre moradores, Associações e Instituições do Município que não possuíam condições ou estrutura para se deslocar até a Estação de Tratamento de Esgoto, conhecer o processo e realizar a visita.

Sendo assim, funcionários da Concessionária vão até eles, realizam uma apresentação institucional e no final propõem uma atividade com a pintura de um azulejo, estimulando a imaginação e a criatividade para desenhos que representem o serviço de coleta e tratamento de esgoto, assim como as questões de Sustentabilidade e Meio Ambiente.

Durante a atividade do projeto são distribuídos azulejos brancos nas medidas 20x20, tintas e pincéis para que os participantes façam seus desenhos e assinem sua obra.

Todas as artes desenvolvidas serão fixadas nos Biorreatores (tanques da Estação de Tratamento de Esgoto), criando um grande mural, e funcionando como um cartão de visita para o Programa Portas Abertas.

Projeto Azulejando
Projeto Azulejando

Crédito: BRK Ambiental

Comente aqui