Data: 30/07/2015 14:17 / Autor: Redação / Fonte: PMM

Equipe de Mauá treina corrida e já reúne 68 cadastrados

A equipe da FM&A Corrida de Rua 'Os Caveiras', coordenada por professores de Educação Física, já reúne 68 pessoas cadastradas de Mauá e região


FM&A Corrida de Rua 'Os Caveiras'
FM&A Corrida de Rua 'Os Caveiras'

Crédito: Evandro Oliveira

Coordenado pelos professores Fábio Mantovani Adriano e Maria Célia Figueiredo Dias, o grupo se reúne três vezes por semana para os treinos noturnos. Eles acontecem no gramado em torno do Paço, partindo do Teatro Municipal. O Prefeito de Mauá, Donisete Braga, participou do treino na noite de terça (28)

O grupo é formado por corredores de ponta, idosos, mulheres e crianças, que se dividem em categorias variadas de treinos, dependendo do grau de preparo físico. A atividade pode ser de um, cinco e dez quilômetros e até maratona de ponta, sempre precedida de aquecimento muscular. Novatos se agregam à equipe todos os dias. Os encontros ocorrem às terças e sextas, às 20h, e aos domingos às 8h.

Este trabalho representa um importante momento de integração e cuidado com a saúde física e mental. Seu José é um comerciante de Mauá que corre com 'Os Caveiras' desde outubro de 2014. Junto com ele, outros oito membros da família já adotaram a rotina dos treinos semanais, o que fortalece o vínculo, inclusive com o filho, Rafael, de 16 anos. "É muito bom, a gente consegue emagrecer, ter outra cabeça e mais disposição para tudo", comemora seu José.

"Geralmente, os participantes declaram que com as atividades têm mais disposição para o dia a dia e, os que já praticavam, elogiam a interatividade e a maior motivação para continuar", explicou Mantovani. Para ele, muitos nem estão preocupados com a performance, mas, acabam encontrando motivação para os treinamentos, além da melhora na resistência cardiorrespiratória.

'Os Caveiras', fundado em março de 2014, tem esse nome porque o símbolo representa o caráter transitório e passageiro da vida, com igualdade, força, perseverança e persistência. É realizado um trabalho de condicionamento físico, nutrição e acompanhamento de rua.

Na noite da terça-feira (28), a atividade teve a participação do prefeito Donisete Braga, também atleta, no percurso que sai e retorna ao Teatro, passando pela ciclofaixa da avenida Papa João XXIII até a rua Lasar Segall.

Donisete Braga anunciou ao grupo que a cidade terá novamente o circuito promovido pelo Diário do Grande ABC e também será uma das sedes para a seletiva dos atletas que vão participar da Corrida de São Silvestre, realizada no dia 31 de dezembro, no Rio de Janeiro. "É um prazer compartilhar da prática esportiva com estas pessoas. Por essas e outras é tão importante a construção do nosso Parque da Juventude, como um espaço de lazer e para a prática esportiva", disse o prefeito.

O grupo adotou a frase do médico Kenneth Cooper, como lema: "Se as pessoas não encontram tempo para fazer alguma atividade física, que achem tempo para ficar doentes."

Mais informações sobre como participar da equipe da FM&A Corrida de Rua 'Os Caveiras' podem ser obtidas pelo telefone 99774 7093, com o próprio Fábio.

Comente aqui