Data: 18/06/2021 09:59 / Autor: Redação / Fonte: BRK Ambiental

Dia do Químico: BRK Ambiental destaca importância deste profissional

Concessionária destaca importância deste profissional para garantir a qualidade da prestação dos serviços de saneamento básico


Dia do Químico: BRK Ambiental destaca importância deste profissional para garantir a qualidade da prestação dos serviços de saneamento básico
Dia do Químico: BRK Ambiental destaca importância deste profissional para garantir a qualidade da prestação dos serviços de saneamento básico

Crédito: Divulgação

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, celebra nesta sexta feira, 18 de junho, o dia do Químico e destaca a atuação fundamental desse profissional para a prestação dos serviços de saneamento. Em tempos de pandemia, eles exercem um papel fundamental para garantir os serviços essenciais de afastamento, coleta e tratamento de esgoto, pois estão na linha de frente e desempenham atividade essencial no controle da qualidade do efluente.

Os profissionais de química são cruciais nas operações de saneamento básico e, neste momento, se tornaram ainda mais fundamentais para contribuir com a saúde e o bem-estar da população. São eles os responsáveis pela realização de testes e análises constantes para garantir que os efluentes gerados no processo de coleta e tratamento de esgoto respeitem todos os parâmetros requeridos pelos órgãos fiscalizadores, reforça Bruno Gravatá, gerente de operações da BRK Ambiental.

“Em Mauá os profissionais de química buscam a máxima eficiência na operação de todas as etapas do processo de tratamento do esgoto. Por dia, são cerca de 55 milhões de litros de esgoto recebidos in natura na estação de tratamento da cidade, tratados e devolvidos adequadamente ao rio Tamanduateí, que corta o município. Um trabalho que, em razão da pandemia da Covid-19, ganhou mais relevância e passou a ser mais reconhecido pela população”.

Atuando na BRK Ambiental há cinco anos, Evaristo Idelson Reis é o químico responsável por operar os processos de controle e eficiência da estação de tratamento de esgoto de Mauá.

“As etapas do tratamento de esgoto são realizadas em conjunto com testes, análises e um monitoramento rigoroso para garantir que o efluente tratado volte para a natureza livre de poluentes orgânicos”, ressalta Reis.

Manter o acompanhamento da qualidade do efluente tratado, além de garantir a eficiência do processo de tratamento, causa impactos diretos no desenvolvimento socioeconômico do município, na saúde e bem-estar da população, além da proteção do meio ambiente. Portanto, a concessionária parabeniza o trabalho dos profissionais de química que promovem segurança, respeitam o ciclo sustentável e colaboram com a transformação por meio do saneamento.

Comente aqui