Mauá Meio Ambiente

Conheça as etapas do processo de tratamento do esgoto coletado em Mauá

BRK Ambiental elevou de 72% para 93% o índice de coleta e afastamento de esgoto, e de 0 para 86% o índice de tratamento do efluente

  • Data: 28/05/2021 14:05
  • Alterado: 28/05/2021 14:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: BRK Ambiental
Conheça as etapas do processo de tratamento do esgoto coletado em Mauá

Crédito:Divulgação

De acordo com o Instituto Trata Brasil, no país, aproximadamente 54% da população não têm acesso ao serviço de coleta de esgoto. Além disso, apenas 49% dos esgotos coletados recebem tratamento. Em Mauá, essa realidade é diferente, em quase duas décadas de atuação no município, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto, elevou de 72% para 93% o índice de coleta e afastamento de esgoto, e de 0 para 86% o índice de tratamento do efluente, possibilitando uma importante evolução no processo de despoluição dos rios e córregos.

Estes números são reflexo da continuidade dos investimentos de mais de R$ 250 milhões no Sistema Público de Esgotamento Sanitário da cidade, onde são tratados diariamente mais de 59 milhões de litros de esgoto, contribuindo com a recuperação dos córregos do município, bem como do Rio Tamanduateí, que nasce em Mauá.

A cidade conta com um dos mais modernos sistemas de tratamento de esgoto do Brasil. O modelo adotado na Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá (ETE – Mauá) é chamado de Reatores Sequenciais por Batelada Avançada (ASBR). Essa é uma tecnologia canadense que dispensa a utilização de produtos químicos e todo tratamento é feito de forma biológica, da mesma forma que a natureza faz em seus processos de decomposição. O sistema garante que o efluente tratado volte para a natureza livre de poluentes orgânicos.

Processo de tratamento em etapas:

A Estação de Tratamento de Mauá opera com três tanques em pleno funcionamento com uma vazão média de 375 litros por segundo em cada um, totalizando 1.125 litros por segundo. O tratamento do esgoto ocorre por etapas. Na primeira delas, o esgoto bruto coletado é bombeado para a ETE – Mauá, onde os resíduos maiores são retidos por meio de um processo chamado gradeamento.

Na sequência, o esgoto passa pelo processo de remoção de areia e é encaminhado para os biorreatores, onde o tratamento biológico tem início. Nessa fase, microrganismos se encarregam de eliminar bactérias e poluentes.

Para que isso aconteça, é necessário um fluxo constante de ar dentro dos biorreatores, controlado por cinco sopradores que suprem a necessidade de oxigênio e permitem que os microrganismos removam os poluentes orgânicos.

Ao final desse processo, a parte líquida, já tratada e com a qualidade exigida pelas normas legais, é separada da parte sólida e lançada no leito do rio Tamanduateí. O resíduo sólido, por sua vez, é encaminhado para o aterro sanitário, sem prejuízo ao meio ambiente.

Curiosidade:

Cada tanque de tratamento da Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá tem 86 metros de comprimento por 37 metros de largura e 6 metros de altura. Isso significa que o volume de cada tanque é de quase 20 milhões de litros, ou seja, os três juntos equivalem a 24 piscinas olímpicas.

Processo de tratamento de esgoto pode ser acompanhado de forma virtual:

As visitas que ocorriam presencialmente na Estação de Tratamento de Esgoto passaram a ser realizadas de forma on-line em prol dos esforços para combater o coronavírus. Ao apresentar todas as etapas dos processos de coleta e tratamento até que o efluente seja devolvido ao meio ambiente, o tour virtual possibilita conhecimentos práticos de temas desenvolvidos em sala de aula.

A prática é fundamental para promover o conhecimento com relação ao saneamento.

Para realizar as visitas virtuais na Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá, as escolas e Universidades devem solicitar o agendamento pelo site www.brkambiental.com.br, telefone 0800 771 0001 ou e-mail: sustentabresp@brkambiental.com.br.

Compartilhar:

  • Data: 28/05/2021 02:05
  • Alterado: 28/05/2021 02:05
  • Redação
  • BRK Ambiental









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados