Data: 18/10/2019 14:31 / Autor: Redação / Fonte: BRK Ambiental

BRK Ambiental realiza obras na Av. Queiroz Pedroso a partir de segunda

A BRK Ambiental Mauá investe cada vez mais em soluções que atendam as expectativas e necessidades de seus clientes


Região mapeada com Drone
Região mapeada com Drone

Crédito: BRK Ambiental

A Concessionária do Serviço Público de Esgotamento Sanitário em Mauá executou ao longo ano de 2018 obras de interligação das tubulações nas bacias dos córregos Bocaina, Taboão e Capitão João, além do Rio Tamanduateí. Com o fim das obras, mais de 14 mil moradias foram beneficiadas com o serviço de tratamento de esgoto.

Agora, dando continuidade ao plano de investimentos e avanços na prestação do serviço, mais intervenções serão realizadas em diversos córregos e cursos d´água da cidade. Como parte desse trabalho a Avenida Queiroz Pedroso na altura do número 688 recebe no período de 21 a 28 de outubro obras para a retirada de lançamentos e interligação das redes ao Sistema Público de Esgotamento Sanitário da cidade.

Essa obra tem como benefício a ampliação do número de residências conectadas ao sistema de tratamento de esgoto de Mauá. A Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá (ETE-Mauá) trata mais de 50.000.000 de litros de esgoto por dia e a cidade já conta com um dos melhores índices na prestação de serviços de esgoto da Região Metropolitana de São Paulo, com indicadores de 93% de coleta e 75% de tratamento.

Os trabalhos serão realizados das 7h às 18h, o local estará sinalizado e com as orientações necessárias para o fluxo de pedestres, ciclistas e veículos.

Haverá interdição parcial da Av. Queiroz Pedroso entre as ruas Mirassol e Limeira e mudança no itinerário das linhas de ônibus, de acordo com as orientações do Departamento de Trânsito. A estimativa de duração da obra é de até 07 dias úteis.

Tecnologia em prol do Saneamento:

Como forma de minimizar os impactos trazidos no período das intervenções na mobilidade urbana, a equipe da concessionária estabeleceu ações seguras de trânsito e sinalização adequada. Para tanto, a obra na Av. Queiroz Pedroso contará com uma equipe de orientação de trânsito local, faixas demarcadas para passagem de pedestres e sinalização, além de comunicação prévia destacando destacou ações de interação com a comunidade, moradores, comerciantes e escolas do entorno.

A intervenção faz parte do Planejamento da Concessionária e já teve uma primeira etapa realizada com a utilização de Drone para levantamento topográfico da região, visando agilidade e tornando factível imagens de áreas de difícil acesso em curto período de tempo.

Por se tratar de uma grande área coberta por vegetação nativa, com um solo arenoso, o levantamento aéreo topográfico também permitiu preservar os recursos, a estabilidade geológica e a biodiversidade do terreno, além de proporcionar maior segurança às equipes, pois não foi necessário percorrer a área.

Somando agora mais uma novidade tecnológica, a Concessionária utiliza como forma de informar os moradores a respeito e proporcionar o acompanhamento da obra a ferramenta de códigos QR Code, um código de barras 2D, em duas cores, que pode ser lido e interpretado pelos smartphones.

Ao fazer a leitura do código pelo celular a imagem conecta o morador ao site da empresa permitindo acesso a mais informações sobre a intervenção e avanços dos serviços de saneamento.

Execução da obra:

A execução da obra contará com um método inovador, através de furo direcional, ou seja, prevê a implantação da tubulação com equipamento que vai passar por baixo do solo, sem a necessidade de escavações. Trata-se de uma metodologia de execução denominada “MND – Método não destrutivo” que causa menos transtornos ao trânsito de veículos e pedestres do que o tradicional método de valas abertas.

Inclusive, isso foi um fator que viabilizou o Licenciamento Ambiental, por evitar a necessidade de supressão da vegetação existente, uma preocupação da Concessionária em oferecer qualidade de vida e bem-estar para a população.

PROGRAMA PORTAS ABERTAS

A Concessionária promove visitas monitoradas à planta da Estação de Tratamento de Esgoto, por meio do Programa Portas Abertas, para que a população do município possa acompanhar o avanço dos índices de tratamento.

Para visitar a Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá basta solicitar o agendamento pelo site ww.brkambiental.com.br; ou por meio dos canais: 0800 771 0001 // 4577-9580 e e-mail: comunicacao_maua@brkambiental.com.br.

Comente aqui