Data: 30/06/2020 15:40 / Autor: Redação / Fonte: BRK Ambiental

BRK Ambiental faz limpeza preventiva nas redes de esgoto em Mauá

Concessionária prevê que 50 quilômetros de redes recebam o procedimento em 2020, evitando transtornos à população


Concessionária prevê que 50 quilômetros de redes recebam o procedimento em 2020, evitando transtornos à população
Concessionária prevê que 50 quilômetros de redes recebam o procedimento em 2020, evitando transtornos à população

Crédito: Divulgação/BRK Ambiental

A BRK Ambiental realiza um programa de manutenções preventivas na rede de esgoto em diversos pontos da cidade de Mauá. 

A ação já ocorreu nos bairros Jardim Zaíra, Jardim Oratório, Vila Santa Cecília, Parque São Vicente e Região Central do Município e, na maior parte das vezes, entre os resíduos encontrados estão: areia e materiais que nem deveriam ir para a rede de esgoto, como restos de construção civil (madeira, plástico, papelão, sacos), descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes), e resíduos de cozinha, como resto de comida, óleo e gordura – que agravam ainda mais o problema pois favorecem o entupimento das redes.

O trabalho, que ocorre de tempos em tempos, busca retirar das tubulações de esgoto esses resíduos sólidos acumulados e identificar, inclusive, necessidades de desentupimento para situações que ainda não estão totalmente obstruídas, como é o caso do acúmulo de óleos e gordura que dificulta a passagem dos esgotos domiciliares e, muitas vezes, causa entupimentos e extravasamentos na rede.

Em Mauá, somente neste ano de 2020, mais de 15.000 metros de redes de esgoto já foram lavadas. Assim, a identificação de possíveis problemas nas tubulações é antecipada, evitando ocorrências operacionais mais graves. Porém, mesmo mantendo uma rotina preventiva contínua de limpeza das redes, muitas vezes o trabalho realizado pela BRK Ambiental esbarra no uso incorreto da rede coletora de esgoto. Prova disso é o número de atendimentos a ocorrências operacionais, que resultaram em mais de duas mil solicitações de desobstruções e manutenções nas redes e ramais de esgoto da cidade de janeiro a junho. 

Para Bruno Gravatá, gerente de operações da BRK Ambiental, diversos são os benefícios de realizar um programa adequado de manutenção preventiva em redes de esgoto. 

“A lavagem preventiva das redes coletoras de esgoto é importante para mantê-las em bom funcionamento, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade. Além disso, evita que ocorram entupimentos que possam gerar riscos à saúde e impactos ambientais e identifica, inclusive, necessidades de desentupimento para situações que ainda não estejam totalmente obstruídas, evitando maiores danos e transtornos”. 

A Concessionária também retira areia de forma preventiva, pois o seu acúmulo pode provocar obstrução da tubulação nas ruas da cidade, e até mesmo o eventual retorno do esgoto para a área interna de algum imóvel. 

A iniciativa também vai além da atuação da concessionária e do poder público, pois contribui para a saúde, bem-estar e para a preservação do meio ambiente: 

“A ação evita a proliferação de pragas urbanas, como ratos e baratas, evitando, assim, impactos diversos à saúde das pessoas. Além disso, as redes são higienizadas com o uso de técnicas de combate a odores e remoção de substâncias nocivas”, explica Bruno.

Lixo na rede de esgoto 

É importante salientar que as manutenções preventivas previnem a ocorrência de extravasamentos, que podem ocorrer nas ruas ou imóveis, mas para a eficácia dessa limpeza, é imprescindível o apoio da população, pois a rede coletora de esgoto foi projetada para receber apenas esgoto e nada mais. 

Jogar restos de materiais, lixo ou alimentos no ralo da pia ou no vaso sanitário pode causar retorno de esgoto para os imóveis. 

Outro ponto que a BRK Ambiental alerta é com relação à tubulação da água da chuva, que deve ser direcionada diretamente às galerias de águas pluviais, e nunca ligada na rede de esgoto. Desse modo, é possível ampliar a vida útil das instalações, por manter os sistemas de esgotamento sanitário sempre desobstruídos e com as condições ideais de funcionamento.  

Atendimento 24h

A BRK Ambiental mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24 horas por dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que é realizado rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.

Para estas situações a Concessionária disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente de várias formas distintas:

 - via call-center (0800-771-0001); 

 - site www.brkambiental.com.br; 

- Aplicativo disponível gratuitamente nas lojas dos aparelhos com sistema operacional Android e IOS. 

Comente aqui