Data: 05/05/2020 13:33 / Autor: Redação / Fonte: BRK Ambiental

5 de Maio: Dia Mundial da higienização das Mãos

Nesse dia a BRK Ambiental reforça a importância de lavar corretamente as mãos


Lavar as mãos é fundamental no combate a doenças e em especial nesse momento que precisamos enfrentar a pandemia do Coronavírus essa prática se tornou essencial.  

Como marco para conscientizar a população mundial sobre a importância da limpeza constante dessa parte do corpo, a Organização Mundial da Saúde definiu o dia 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos. 

O objetivo da data é reforçar a importância da higienização como medida de prevenção às doenças e infecções e diante do momento de pandemia, a BRK Ambiental reforça a mensagem da OMS para todos os seus clientes. “Manter as mãos lavadas com água e sabão é a principal forma de combate a propagação do coronavírus neste momento”, afirma Leandro Nascimento Lionardo, enfermeiro do trabalho na concessionária.  

A prevenção contra o coronavírus tem feito com que as pessoas se tornem mais conscientes com a higiene de suas mãos, mas o ato deve ser levado a sério. Recebemos diariamente informações sobre a importância de manter as mãos higienizadas para combater o Covid-19, mas é fundamental saber realizar corretamente essa higienização. 

Somente uma passadinha de água nas mãos não elimina as bactérias e vírus. É necessário lavar as mãos com sabonete e água e a OMS orienta que o ritual completo dure de 40 a 60 segundos.  

Leandro ensina um passo a passo de como deve ser a higienização: “Antes de mais nada você deve retirar os adornos (relógios, pulseiras e anéis) para facilitar a higienização. Molhe as mãos e espalhe o sabonete por todas as superfícies até o meio do antebraço, esfregue a espuma nas palmas das mãos friccionando-as entre si, entrelace os dedos e esfregue também os espaços entre eles, assim como as costas das mãos e unhas. Faça uma conchinha com as mãos e friccione as polpas digitais e unhas de uma mão contra a palma da mão oposta, fazendo movimento circular. Enxágue as mãos em água abundante evitando contato direto com a torneira e enxugue as mãos com uma toalha limpa.” 

O enfermeiro afirma que lavar as mãos corretamente é uma prática bastante efetiva tanto para a prevenção do coronavírus como para evitar a transmissão de outras infecções. “As mãos são o principal meio de contaminação do corpo e é por elas que você pode adquirir quase todos os tipos de doenças, como por exemplo, doenças de veiculação hídrica (hepatite e diarreia) ou virais (rotavírus, conjuntivite e gripe)”. 

Higienize suas mãos frequentemente, o álcool em gel pode ser utilizado como possibilidade da limpeza, mas a lavagem com água e sabão é fundamental. 

Crédito: BRK Ambiental

Comente aqui