Data: 24/07/2015 08:16 - Alterado em: 30/07/2015 16:52 / Autor: Redação / Fonte: PMM

1º Encontro de Circo de Mauá traz workshops, espetáculos e números tradicionais

Evento será realizado em 1 e 2 de agosto e contará com participação de grupos e artistas da região. Todas as apresentações do 1º Encontro de Circo são gratuitas


Hoje tem espetáculo? Tem, sim senhor! E também tem pipoca, maçã do amor e muita alegria. Com o objetivo de resgatar a velha tradição circense, Mauá realiza seu 1º Encontro de Circo, que acontece nos dias 1 e 2 de agosto, na Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira.

Fazem parte da programação do evento workshops, espetáculos e números tradicionais como contorcionismo, malabares e acrobacias. Realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mauá, o encontro conta com a parceria do SESC São Caetano, e é totalmente gratuito.

O evento pretende contemplar artistas locais e também companhias já consagradas no meio.

Entre as apresentações que merecem destaque está o “Cabaré Mercosul”, da Cia. Circo Delírio, um show original que contempla diversas artes circenses, acompanhado de uma dose de humor ácido, característica típica do grupo. Os atores/palhaços Estebah Hetsch (argentino), Gonzalo Caraballo (uruguaio) e o músico Fernando Vicêncio misturam o formato dos grandes cabarés europeus com a essência sul-americana. No Cabaré do Mercosul os multidisciplinares artistas entram e saem da banda, realizando acrobacias extremas, duplo equilíbrio com malabarismo a 4 metros de altura, manipulação de chapéus voadores e outras artes.

Outros destaques da programação são a apresentação do documentário Circus Song (Canto da Lona) e um bate-papo com a pesquisadora Verônica Tamaoki, autora dos livros “O Fantasma do Circo” (2000), e “Circo Nerino” (2004), o último em co-autoria com Roger Avanzi. Verônica também foi curadora das exposições “Circo Nerino” (Caixa Cultural – São Paulo/2006, Brasília/2007 e Salvador 2008), do núcleo “Circo” da exposição “Brasil de Pierre Verger” (MAM – São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador/2006 e 2007), e da exposição “Largo do Paissandu, Onde o Circo se Encontra” (Galeria Olido em São Paulo/2008). Em 2009 fundou o Centro de Memória do Circo - CMC, da Secretaria de Cultura, da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Todas as apresentações do 1º Encontro de Circo são gratuitas. Os interessados em participar dos workshops deverão se inscrever até o dia 28 de julho, diretamente na Coordenadoria de Cultura de Mauá, localizada no Teatro Municipal – Rua Gabriel Marques, 353, ao lado da Câmara Municipal. As vagas são limitadas. O telefone para maiores informações sobre os workshops é 4511-2274.

Confira abaixo a programação completa:

1º ENCONTRO DE CIRCO DE MAUÁ

1 DE AGOSTO

10h - Workshop de técnicas aéreas

Orientadores: Jeisel Bomfim e Michelli Rebulho, da Cia. Diálogos Acrobáticos

11h30 - Workshop de confecção de malabares

Orientadores: Emerson Matta, da Cia. de Artes Primeiros Passos

13h15 - espetáculo ENTRE NÓS, com a Cia. Diálogos Acrobáticos

Um estranho foge de dentro de uma caixa misteriosa e a deixa aberta.  Libertam-se então uma série de personagens, alguns reais, outros imaginários, e estes se atam em nós, em cordas, tecidos e faixas.  As personagens libertas deixam pontas soltas e, na tentativa de organizá-las, o estranho assume a função de “mestre dos nós”. Essa ação vai revelar a verdadeira natureza de todas essas personagens.

14h30 - Arena Livre

Vários números e performances circenses com duração máxima de 10 minutos. Artistas e grupos de Mauá e Região.

- "Malabares e Suas Surpresas", com Murilo Sanches, da Cia. Anônima de Teatro

- "Lavar Banheiro", número de clown com David Casanova: Quando o palhaço João Pimentão resolve lavar o banheiro, o trabalho quase se transforma em uma experiência científica!

- Contorcionismo, com alunas da Associação Educacional, Esportiva e Cultural Tryade.

- Técnicas Circenses, com alunos das Oficinas Culturais, núcleo CEU - Centro de Artes e Esportes Unificados do Parque das Américas.

- Técnicas de Acrobacias Aéreas, com alunos da Escola de Circo Diálogos Acrobáticos.

- Técnicas de Acrobacias Aéreas com alunos do Circo Vox

- Tecido Acrobático, com André Ribeiro, da Cia. de Artes Primeiros Passos

- Acrobacia de Solo, com a Cia. de Artes Primeiros Passos

- Convidado Especial: “Duos em Tango”, com a Cia. Diálogos Acrobáticos (produzido por Projeto de Lei de Incentivo PROAC)

Número de double faixa inspirado e realizado no universo do tango. Uma bela coreografia, envolvendo todo o romantismo e sensualidade sutil, tão próprios desse ritmo latino, unindo técnica e arte em um estado de contemplação e virtuosismo.

17h30 - Cia. do Circo

Participação especial da Cia. Do Circo (de Campinas).

Constituída pelas tradicionais famílias circenses Brede e Orteney, a Cia. do Circo vem contribuindo para formação cultural do pais, com números e espetáculos de grande qualidade, formando artistas que produzem arte para o serviço e bem-aventurança.

2 DE AGOSTO

10h - Workshop prático de técnicas de malabares

Orientador: Gui Bressane

11h30 - Workshop  de clown (técnicas de palhaço)

O universo do palhaço pela sua fisicalidade. O workshop tem como objetivo auxiliar o aluno a despertar sua comicidade pelo exercício de conscientização de sua presença em cena. Com Victor 13h - Arena Livre

Vários números e performances circenses com duração máxima de 10 minutos. Artistas e grupos de Mauá e Região.

- “Animais Domésticos”, cena de espetáculo de clown realizado pela Cia. Anônima de Teatro.

- Malabares, com Gui Bressane

- Equilíbrio, com Jeisel Bomfim

- O Palhaço e a Boneca, com Emerson Matta e Giovana Luiza

15h - Oficina de técnicas circenses, jogos lúdicos e preparação corporal, com Circo Delírio

Orientadores: Gonzalo Caraballo e Esteban Hestch.

16h30 - CIRCUS SONG (O Canto da Lona). Direção de Thiago B. Mendonça e direção de fotografia de André Moncaio

Um documentário sobre um circo que já não existe mais. Prêmio de Melhor Fotografia e Melhor Som no Festival de Brasilia. Prêmio de Melhor Documentário no Shangai Internacional Film Festival (China).

17h - História do Circo e Experiências Poéticas

Bate-papo com a pesquisadora Verônica Tamaoki

18h - espetáculo “Cabaré Mercosul”

Um original show de variedades circenses.


SERVIÇO:

1º Encontro de Circo de Mauá

1 e 2 de agosto, das 10h às 20h

Local: Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Mauá

Rua Mirassol, 113 - Jd. Pedroso

Gratuito

Capacidade: 100 pessoas (espetáculos) e 20 pessoas (workshops)

Classificação: Livre

Realização: Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer de Mauá, em parceria com o SESC São Caetano e Cia. Diálogos Acrobáticos



Comente aqui