Data: 22/01/2020 10:22 / Autor: Redação / Fonte: BRK Ambiental

“Falta de saneamento contribui para o avanço da dengue” explica BRK Ambiental


Alerta sobre Dengue
Alerta sobre Dengue

Crédito: Divulgação//BRK Ambiental

O Ministério da Saúde realizou um levantamento que indicou que a incidência de casos de dengue aumentou mais de 300% em 2019, causando um surto da doença em várias regiões do país. Em Mauá, no último ano as ocorrências tiveram alta de 4120 % de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica do município.

A maneira mais eficiente de combater a doença é eliminar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. É preciso acabar com os ambientes que facilitam a reprodução do mosquito e nesse caso, o saneamento básico é um contribuinte essencial. Sem ele, as chances de cidades terem surtos de dengue são maiores.

O responsável pela área de Operações em Mauá, Bruno Gravatá, explica que quando as pessoas possuem acesso a serviços de saneamento básico, há um risco menor da proliferação do mosquito.

“O mosquito da dengue também pode se desenvolver na água suja, por isso é extremamente importante que a população tenha acesso à serviços de coleta de esgoto, para que esses resíduos não fiquem acumulados nas vias públicas servindo de criadouro”, explica Bruno.

Em Mauá, atualmente a Estação de Tratamento de Esgoto trata mais de 50.000.000 de litros de esgoto por dia e a cidade já conta com um dos melhores índices na prestação de serviços de esgoto da Região Metropolitana de São Paulo, com indicadores de 93% de coleta e 75% de tratamento.

“Quando a população tem acesso a serviços de saneamento, há aumento na qualidade de vida, e ocorre também a diminuição de gastos com saúde pública e preservação do meio ambiente”, ressalta Bruno.

A BRK Ambiental alerta também sobre o armazenamento de água potável. A caixa d’água das residências pode virar um criadouro de mosquito da dengue. É importante mantê-la sempre limpa e vedada.

As melhores condições para a proliferação do mosquito aparecem nos meses chuvosos e quentes, por isso, a dengue é mais comum nesta época do ano. A forma mais eficaz de combater a dengue é eliminar locais que possam acumular água da chuva, como garrafas, pneus, vasos de planta, caixas d’água destampada, etc.

A BRK Ambiental lançou no ano passado uma campanha com dicas para ajudar você a se prevenir em casa e na vizinhança. Visite o site e confira as dicas https://busqueporprevencao.com.br.

Comente aqui