São Caetano Meio Ambiente

Após pressão, Estado retoma limpeza do piscinão São Caetano

Após pressão do Departamento de Água e Esgoto (DAE), a limpeza do piscinão São Caetano foi retomada, em agosto, pelo Governo do Estado. A expectativa é que o serviço esteja concluído até o fim deste mês, antes do verão, quando inicia o período de fortes chuvas. Neste momento, homens estão trabalhando nas últimas baias na […]

  • Data: 18/09/2014 19:09
  • Alterado: 18/09/2014 19:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: DAE - SCS
Após pressão

Crédito:

Após pressão do Departamento de Água e Esgoto (DAE), a limpeza do piscinão São Caetano foi retomada, em agosto, pelo Governo do Estado. A expectativa é que o serviço esteja concluído até o fim deste mês, antes do verão, quando inicia o período de fortes chuvas. Neste momento, homens estão trabalhando nas últimas baias na Avenida Guido Aliberti, sentido São Bernardo, depois da ponte da Rua São Paulo. Ao todo, serão retirados cerca de 600 caminhões de resíduos e material decantado.

De acordo com o diretor geral do DAE, Welington Kalil, que esteve vistoriando a intervenção, a operação havia começado em fevereiro e foi paralisada em maio pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão do governo estadual responsável pela atividade. “Questionamos o Estado para que cumprisse o termo de compromisso acordado com a cidade. A limpeza do reservatório é muito importante, pois, somada com a manutenção permanente do sistema de drenagem urbana e campanhas educativas, fecha o ciclo das ações preventivas de combate às enchentes. Apesar da seca, há expectativa para chuvas. Estaremos preparados”, afirmou.

Com 1,9 quilômetros de extensão, o piscinão São Caetano está localizado ao lado da Avenida Guido Aliberti e tem capacidade total para armazenar mais de 235 mil metros cúbicos de água. O prefeito Paulo Pinheiro assinou, em junho de 2013, o protocolo de intenções que transferiu o controle da operação do reservatório para o DAEE. “O piscinão do município é o único que funciona por gravidade, sem a necessidade de bombas. Por isso, não foi priorizado pelo órgão estadual. Por outro lado, as iniciativas em outras cidades já ajudam a reter a água que vem das cabeceiras dos rios. Com o término dos trabalhos, teremos os equipamentos 100% prontos”, concluiu Kalil.

DRENAGEM URBANA
Além da limpeza do reservatório pelo Estado, a manutenção corretiva e preventiva permanente do sistema de drenagem urbana de São Caetano é realizada pelo DAE. Contempla as estações elevatórias, galerias de águas pluviais, Poços de Visita (PVs), bocas de lobo e de leão, sobretudo, em pontos de alagamentos críticos.

A autarquia está promovendo a varredura da infraestrutura existente a fim de verificar, por exemplo, ligações clandestinas de esgoto lançadas de maneira irregular e as condições atuais dos equipamentos públicos para implantar melhorias. Também pretende executar uma nova campanha de conscientização para que as pessoas não joguem lixo nas ruas, nos terrenos baldios, nas margens dos córregos e rios.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 18/09/2014 07:09
  • Alterado: 18/09/2014 07:09
  • Redação
  • DAE - SCS









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados