São Bernardo Recursos Humanos

São Bernardo investe em capacitação dos servidores

Prefeitura de São Bernardo investe em programas de capacitação que valorizam o funcionalismo e obtém melhora no atendimento ao público

  • Data: 02/10/2014 17:10
  • Alterado: 15/08/2023 19:08
  • Autor: Niceia de Freitas
  • Fonte: PMSBC
São Bernardo investe em capacitação dos servidores

Crédito:

Os servidores municipais passam por constantes treinamentos na Prefeitura de São Bernardo do Campo. A prática, além de valorizar o funcionalismo, traz reflexos na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população. O treinamento é realizado por meio da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal, da Secretaria de Administração. Entre 2009 e 2012, o departamento registrou 18.325 participações de servidores públicos em programas de treinamento. Em 2013, foram 3.624 e, em 2014, 3.776 até o mês de julho.

 A chefe de Divisão de Desenvolvimento de Pessoas Valéria Rossi disse que é importante que os participantes absorvam o treinamento. “Os programas oferecem sugestões e ferramentas que podem ser levados à prática”, disse. “Mas é fundamental que a capacitação seja constante. Não se muda um comportamento com um só encontro”, reforçou.

 Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Alvarenga, os funcionários conseguiram agilizar o atendimento depois de participarem de treinamento. O local atende média de 100 pessoas por dia e, segundo Lenita Silva Ferreira, oficial administrativo, foi implementado sistema de atendimento com senhas específicas para as especialidades médicas. “Antes, tínhamos uma senha única para qualquer atendimento.” A ideia surgiu depois de uma participação em programa de capacitação. “Conversamos com colegas de outras unidades, vimos o que faziam e conseguimos trazer para cá. A agilidade na fila também melhorou outros setores”, disse.

 Lenita, que trabalha há oito anos na rede de Saúde, disse que a participação no curso foi ainda oportunidade para conhecer colegas de outras UBSs, além de ter ajudado no dia a dia do seu trabalho.

 Atualmente estão em andamento três programas de capacitação considerados relevantes: Oficina de Liderança para Gestores da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc); Oficina de Liderança para Departamento de Gestão de Pessoas e Oficina de Atendimento Humanizado na Saúde. “São temas que impactam para grande número de pessoas, desde o público interno ao externo,” disse Suziê Alberti, coordenadora de capacitação da Secretaria de Administração. Para ela, é importante que as pessoas absorvam os treinamentos, criem alternativas em sala, discutam soluções e façam propostas no ambiente de trabalho.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 02/10/2014 05:10
  • Alterado: 15/08/2023 07:08
  • Niceia de Freitas
  • PMSBC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados