São Bernardo Saúde

CAPSI realiza Dia da Conscientização do Autismo com mães e técnicos

Finalidade é levar informações à sociedade, esclarecer dúvidas, abrir espaço para troca de experiências entre as famílias e combater a discriminação

  • Data: 02/12/2011 18:12
  • Alterado: 02/12/2011 18:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMSBC

Crédito:

No próximo dia 6 de dezembro, a Prefeitura de São Bernardo do Campo realizará o Dia da Conscientização do Autismo. A ação, que será coordenada pela Comissão Pró-Autismo do Centro de Atenção Psicossocial Infantil I (CAPSI), tem como finalidade levar informações sobre a doença para a sociedade, esclarecer dúvidas a respeito do assunto, abrir espaço para troca de experiências entre as famílias com filhos autistas e, principalmente, combater a discriminação.

A atividade, aberta ao público, acontecerá em dois momentos, nos períodos manhã e tarde, com a mesma programação. No período diurno, terá início às 9h e, na parte da tarde, começa às 14h.

Estão agendadas as palestras O que é o Autismo@f0, com a psiquiatra da infância e da adolescência Marina Toscano, e Tratamento no CAPSI, com uma equipe multidisciplinar constituída por psicólogo comportamental, educador físico, psicopedagogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e especialista em saúde mental. Além das palestras, haverá discussões sobre experiências de familiares e direitos dos autistas.

O evento recebe apoio do grupo Geração Renda CAPSI e Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Rolando Ramacciotti, instalados nas dependências do Complexo Padre Aldemar Moreira, onde funciona também o CAPSI I.

Pró-Autismo – A Comissão Pró-Autismo foi criada há dois meses e é formada por técnicos da unidade e mães de crianças e adolescentes autistas que passam por atendimento no CAPSI. Os participantes se reúnem todas as últimas terças-feiras de cada mês neste espaço das 14h às 16h, onde discutem políticas e ações relacionadas ao problema, bem como dificuldades, experiências e novidades relacionadas ao autismo. Atualmente, dos 161 menores que passam pelo CAPSI, 65 são casos de autismo.

Para esclarecer melhor o que é a doença, conhecida por transtorno invasivo do desenvolvimento, o grupo preparou um guia prático com o objetivo de auxiliar pais, professores e a comunidade a identificar seus portadores.

O CAPSI I está localizado na Rua Warner, 300, Jardim Holywood.

Compartilhar:

  • Data: 02/12/2011 06:12
  • Alterado: 02/12/2011 06:12
  • Redação
  • PMSBC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados