GCM de São Caetano prende homem por furto de veículo
A GCM de São Caetano prendeu um homem por furto de veículo após perseguição que terminou no município de Santo André
- Publicado: 21/08/2026 18:01
- Alterado: 21/08/2026 18:01
- Autor: Gabriel de Jesus
A GCM de São Caetano prendeu, na manhã de quinta-feira (20/8), um homem suspeito de furtar um veículo em São Bernardo do Campo. A prisão ocorreu após o sistema de monitoramento veicular identificar a circulação do automóvel e emitir um alerta em tempo real para as equipes operacionais de patrulhamento da região.
Monitoramento por inteligência e acompanhamento tático
O Centro de Inteligência, Segurança e Emergências (Smart Sanca) rastreou um VW Fox vermelho com queixa de furto. Por volta das 11h40, os agentes da GCM de São Caetano, pertencentes ao agrupamento de Rondas Táticas com Apoio de Motocicletas (Rotam), receberam a notificação enquanto realizavam patrulhamento preventivo pela Avenida do Estado.
Ao localizarem o automóvel, os guardas acionaram os sinais sonoros e luminosos para emitir a ordem de parada. O condutor desobedeceu e iniciou uma fuga em alta velocidade. Diante da recusa, a GCM de São Caetano deu início ao acompanhamento tático para interceptar o suspeito sem colocar terceiros em risco.
Interceptação e flagrante no município vizinho
A perseguição se estendeu até o município de Santo André, onde as equipes da Rotam da GCM de São Caetano conseguiram cercar e parar o veículo. Durante a abordagem pessoal, nada de ilícito foi encontrado com o motorista. No entanto, a equipe realizou a vistoria veicular e constatou sinais evidentes de arrombamento na maçaneta.
Durante a entrevista com os agentes da GCM de São Caetano, o indivíduo admitiu a autoria do crime. Segundo as forças de segurança locais, “a integração entre a tecnologia do centro de monitoramento e a rapidez da resposta operacional foi determinante para conter o suspeito antes que ele saísse da região.”
O homem foi conduzido ao 6º Distrito Policial de Santo André pela GCM de São Caetano, onde a autoridade policial ratificou a prisão em flagrante por furto de veículo. Ele permanece detido à disposição do Poder Judiciário.