Flávio tem 50,5% e Lula 49,5% nos votos válidos, aponta CNT
Na reta final para o segundo turno de 25 de outubro, pesquisa CNT/MDA indica Lula com 49,5% e Flávio Bolsonaro com 50,5% das intenções de voto
- Publicado: 16/10/2026 11:42
- Alterado: 16/10/2026 11:52
- Autor: Daniela Ferreira
A Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceria com o Instituto MDA Pesquisa, divulgou nesta sexta-feira (16) os dados atualizados e definitivos da 172ª rodada da Pesquisa CNT de Opinião. Primeiro levantamento oficial da série voltado exclusivamente ao segundo turno das eleições presenciais de 2026, o estudo mostra um cenário de empate técnico no limite da margem de erro entre o senador Flávio Bolsonaro (PL), que registra 46,8% das intenções de voto no cenário estimulado, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que soma 45,9%.
Intenção de voto estimulada, votos válidos e pesquisa espontânea
Na medição estimulada, quando os nomes dos dois candidatos são apresentados aos entrevistados, a vantagem numérica de Flávio Bolsonaro sobre Lula situa-se em 0,9 ponto percentual. Na contagem de votos válidos, formato que exclui votos brancos, nulos e indecisos para replicar o modelo de apuração oficial da Justiça Eleitoral, Flávio Bolsonaro atinge 50,5% das preferências contra 49,5% do atual presidente da República.
Entre o total de eleitores consultados na modalidade estimulada, os que declaram voto em branco ou nulo somam 4,9%, enquanto 2,4% permanecem indecisos. um encurtamento em relação à rodada anterior, quando o intervalo era de 12 pontos. No cenário atual, os votos brancos e nulos somam 10,6%, enquanto 2,3% dos entrevistados declaram-se indecisos ou não responderam.

A pesquisa espontânea, em que nenhum nome é citado pelos entrevistadores de campo, confirma o equilíbrio acirrado da disputa eleitoral a poucos dias da votação do segundo turno: Flávio Bolsonaro é lembrado por 45,6% dos entrevistados e Lula é mencionado por 44,1%. Nesse recorte sem apresentação de opções, os votos brancos e nulos correspondem a 5,2% e a taxa de indecisos atinge 5,0%.
Avaliação do governo federal e aprovação do presidente Lula
O levantamento da CNT/MDA apurou também os indicadores de percepção pública sobre a administração federal e o desempenho pessoal do chefe do Executivo. A avaliação positiva da gestão do Governo Federal alcança 37,8% (sendo 14,9% de ótimo e 22,9% de bom), enquanto 21,8% dos eleitores classificam a atuação da gestão como regular. A avaliação negativa soma 39,5% dos entrevistados, dividida em 10,0% de avaliação ruim e 29,5% de péssimo, com 1,0% dos consultados não sabendo ou não respondendo à pergunta.

No tocante ao desempenho pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à frente do Palácio do Planalto, o estudo revela um índice de desaprovação de 49,3% dos eleitores contra 47,7% de aprovação de sua conduta pessoal, mantendo uma estreita proximidade entre as duas percepções populares. O grupo de entrevistados que não soube ou não respondeu sobre a aprovação pessoal do mandatário totalizou 3,0%.
Metodologia de campo e registro no TSE
A coleta de dados da 172ª rodada foi realizada presencialmente entre terça-feira (13) e quinta-feira (15), por meio de abordagens diretas em domicílios e pontos de grande fluxo populacional. A equipe de amostragem ouviu ao todo 2.014 eleitores com idade a partir de 16 anos, distribuídos por 140 municípios em todas as regiões do país.
O levantamento é financiado e contratado pela própria CNT e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número oficial BR-00652/2026. A margem de erro máxima estabelecida para os resultados de toda a pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança estatística fixado em 95%.