Santo André recebe mostra de dramaturgia da Escola Livre de Teatro
Alunos do Núcleo de Dramaturgia apresentam textos autorais focados na comédia como ato político e estético em palcos do ABC Paulista.
- Publicado: 27/10/2026 07:47
- Alterado: 27/10/2026 07:47
- Autor: Thiago Antunes
A Escola Livre de Teatro iniciou nesta segunda-feira (26) a sua nova Mostra de Processos no Teatro Conchita de Moraes, em Santo André. O evento do Núcleo de Dramaturgia apresenta leituras públicas de textos criados pelos próprios estudantes da instituição.
O foco das apresentações investiga a escrita voltada para a encenação teatral. O riso guia as criações deste semestre como um elemento estético e de vitalidade política na dramaturgia.
Como funciona a pesquisa da Escola Livre de Teatro

A instituição incentiva o desenvolvimento de produções inteiramente autorais inspiradas em diversos subgêneros da comédia. Cada aprendiz constrói uma obra que reflete seu próprio percurso criativo ao longo do curso.
O compartilhamento criativo com o público permite testar a recepção das palavras no palco. O acompanhamento prático consolida a Escola Livre de Teatro como uma referência no exercício de reflexão para futuros dramaturgos da região.
Programação das leituras públicas do projeto
As atividades ocupam dois espaços culturais da cidade com entrada aberta ao público interessado em artes cênicas. Confira o cronograma detalhado dos três dias de apresentações noturnas:
- Dias 26 e 27 de outubro, das 19h às 22h: Sessões no Teatro Conchita de Moraes, localizado na Praça Rui Barbosa, s/n – Santa Teresinha.
- Dia 29 de outubro, das 19h às 22h: Encerramento no Espaço A Casa, situado na Avenida Industrial, 1.740 – Bairro Jardim.
O fortalecimento da cena cultural local ganha contornos práticos através dessas iniciativas formativas. Quem acompanha a agenda da Escola Livre de Teatro vivencia de perto a evolução dos novos talentos artísticos da região metropolitana.